crossorigin="anonymous">
EQST

Como Podemos Classificar A ATM?

crossorigin="anonymous">
Como podemos classificar a ATM? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como podemos classificar a ATM?

A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.

Como a ATM é formada?

A ATM é a articulação formada pelo osso temporal do crânio com a mandíbula bilateralmente, constituída pelo disco articular,tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular, que é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso ...

Porque a ATM é considerada uma articulação composta?

Ele é formado por uma estrutura fibrocartilaginosa e é bicôncava. Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.

Qual a importância de não ter atrito entre as articulações?

“O desgaste da cartilagem acarreta na sobrecarga dos componentes da articulação, como os ossos, tendões e ligamentos, podendo evoluir para instabilidade articular”, diz a médica. Para proteger a cartilagem, é fundamental não sobrecarregar as articulações, combatendo a obesidade e o sedentarismo.

Qual a importância do sistema articular para o corpo humano?

As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta.

crossorigin="anonymous">