A especiação simpátrica diferencia-se da alopátrica pela ausência da separação geográfica. Nessa especiação, duas populações de uma mesma espécie vivem na mesma área, mas não há cruzamento entre as mesmas, resultando em diferenças que levarão à especiação, ou seja, a uma nova espécie.
Novas espécies formam-se por especiação, na qual uma população ancestral se separa em duas ou mais populações descendentes geneticamente distintas. A especiação envolve isolamento reprodutivo de grupos dentro da população original e acumulação de diferenças genéticas entre os dois grupos.
O isolamento geográfico, então, é a separação física de organismos da mesma espécie por barreiras geográficas intransponíveis e que impedem o seu encontro e cruzamento. O isolamento geográfico ocorre com surgimento de uma barreira física e isso, consequentemente, leva à especiação.
Significado de Subespécie substantivo feminino Divisão de uma espécie. [Biologia] Categoria taxionômica em que se divide a espécie quando esta comporta mais de um tipo definido.
Resposta. Em taxonomia, uma subespécie ou raça é uma subdivisão da espécie. ... Então, os grupos isolados uns dos outros sofrem mutações com o tempo e assim, aparecendo diferenciações genéticas, surgem novas subespécies ou raças nessa mesma espécie./span>
Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.