Os agrotóxicos podem ser classificados, de acordo com a praga a que se destinam, como inseticidas (contra insetos em geral), larvicidas (contra larvas de insetos), formicidas (contra formigas), acaricidas (contra ácaros de plantas) carrapaticidas (contra Garrapatos de animais), nematicidas (contra nematóides parasitas ...
Os pesticidas (do inglês pesticide) ou praguicidas são todas as substâncias ou misturas que têm, como objetivo, impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga.
Conhecidos também como agroquímicos ou defensivos agrícolas, os agrotóxicos são produtos químicos utilizados, em especial, no setor de produção agrícola, para proteger plantas e grãos de pragas e doenças que possam, em questão de poucos dias, comprometer o desenvolvimento de plantações inteiras.
O existência de resíduos nos alimentos; A contaminação da água e dos solos; O Aumento dos custos de produção; A contribuição para a existência de produtos obsoletos e não utilizáveis, de muito difícil tratamento ou eliminação.
glifosato
Aliados no controle de infestações de insetos nocivos às lavouras, os inseticidas combatem pragas responsáveis por grandes perdas em lavouras, pois sugam seiva, introduzem doenças e alimentam-se de partes das plantas fundamentais para o desenvolvimento das mesmas.
Os fungicidas, herbicidas e inseticidas são todos pesticidas utilizados na proteção de plantas. Um fungicida é um tipo específico de pesticida que controla doenças fúngicas por inibir ou matar especificamente o fungo causador da doença.
Como os fungicidas são classificados
Fungicidas são produtos químicos capazes de previnir infecção de tecido de plantas vivas, por fungos fitopatogênicos. ... Em alguns casos esses compostos químicos não matam os fungos, apenas inibem, temporariamente, a germinação dos esporos.
Os fungicidas podem funcionar danificando a membrana celular do fungo, inibindo um processo importante para os fungos, identificando um ou mais processos no fungo. É importante incorporar diferentes modos de ação por mistura ou produtos alternados para manter a eficácia e evitar a resistência a fungicidas.
O modo de ação dos fungicidas refere-se ao processo metabólico do fungo no qual o composto químico irá atuar, por exemplo, respiração celular, síntese de substâncias, inibição de enzimas, etc.
Modo de ação: Os primeiros e os mais modernos triazóis atuam na formação do ergosterol, que é um importante lipídio fúngico para a formação da membrana das células.
Além dos tradicionais: qual a importância dos fungicidas...
Os fungicidas multissítios são ferramentas essenciais no manejo de doenças. Estes reduzem os riscos de desenvolvimento de resistência em função de atuarem em diversos locais da célula dos fungos, contribuindo para a sustentabilidade do manejo e para o controle mais efetivo de doenças.
Vantagens:
MANCOZEB NORTOX é um fungicida protetor do grupo químico dos ditiocarbamatos, possui ação multissítio no alvo, controlando inúmeras doenças fungicas que causam danos econômicos em várias culturas. É ideal para a rotação de fungicidas com produtos sistêmicos no MID (Manejo de Integrado de Doenças).
Manzate 800 é um fungicida protetor, multissítio de ação indicado para diversas culturas e fundamental para o uso em rotação na alternância de grupos químicos de fungicidas no manejo da resistência das doenças por ele controladas.
Indicado para diversas culturas e fundamental para o uso em rotação com fungicidas de outros grupos químicos para o manejo da resistência das doenças por ele controladas.
Os multissítios, por sua vez, são compostos que podem inibir mais de um processo na célula do fungo, simultaneamente, em diferentes locais ou organelas.
As Carboxamidas são Inibidores da enzima Sucinato Desidrogenase e segundo ALVES (2016), juntamente com os Triazóis, Estrubilurinas, Ditiocarbamatos e Isoftalonitrila, são os principais fungicidas utilizados no controle da ferrugem asiática da soja.
São vantagens da fungigação e nematigação: economia de mão-de- -obra; boa uniformidade de aplicação; pouco contato do operador com os produtos; possibilidade de aplicação do produto em qualquer fase do ciclo da cultura; menor dano trsico ao solo (não compactação) e à cultura; ma- ximização de utilização dos ...
O momento ideal para a realização do primeiro fungicida é a partir do estádio de V5 (cinco trifólios abertos) até o pré fechamento da carreira. Neste período conseguimos atingir o fungicida nas folhas do baixeiro da soja, protegendo-as de infecções de doenças como manchas foliares, antracnose e ferrugem.
1 cabeça de alho descascado e picado; 250 ml de álcool; Água; Gotas de detergente neutro....Modo de preparo:
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
Mas os pesquisadores encontraram uma forma eficiente e barata de combater essa praga. Para isso, usa-se uma mistura de 5% de leite de vaca cru e 95% de água, que pode ser utilizada no controle do oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores.