As três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual.
As ordens gregas
Em linhas gerais, há cinco ordens clássicas arquitetônicas: dórica, jônica e coríntia, de caráter grego e ainda, as ordens toscana e compósita, de caráter romano.
As colunas apareceram pela primeira vez na arquitetura grega durante o século VII a.C. e atingiram seu auge com a construção do Parthenon, 200 anos mais tarde. Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia. ... Esses estilos de coluna ainda são usados em construções hoje em dia.
Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia. Os estilos de muitas colunas utilizadas na arquitetura foram inventados milênios atrás na Grécia e essas são as três principais originadoras das colunas desenvolvidas pela Grécia antiga.
Na construção dos templos foram utilizados três sistemas ou ordens: a jônica, a dórica e a coríntia.
As colunas eram divididas em três diferentes ordens características – dórica, jônica e coríntia-, e subdivididas em três partes – base, fuste e capitel. Já as fachadas, como um todo, seguiam a regra “embasamento, mais coluna, mais entablamento” – sendo o último composto de arquitrave, friso e cornija.
O Erecteion de Atenas, talvez o mais belo dos templos jônicos, levantando em honra de um lendário herói ateniense chamado Erecteu, terminou sua construção em 406 a.C., estando localizado sobre a Acrópole da cidade.
As colunas apareceram pela primeira vez na arquitetura grega durante o século VII a.C. e atingiram seu auge com a construção do Parthenon, 200 anos mais tarde. Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia.
A Arquitetura Grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C., sendo inspirada nos estilos jônico, o dórico e o coríntio. Nas grandes construções gregas, os materiais mais utilizados eram as pedras, mármore, madeira e calcário.
Na arquitetura grega destacam os templos, que são lugares onde se faziam muitas celebrações (acontecimentos civis, eventos esportivos, etc.) e cultos aos deuses, da qual se destaca a Acrópole e o Parthenon de Atenas, na capital grega. Além dos templos gregos, praças e teatros foram feitos.
A arquitetura grega apresentava alguns objetivos específicos como possuir um aspecto mais público, representar um conceito grego de belo, ter a presença de monumentalidade, destacar perspectiva e proporcionalidade, apresentar em seus projetos simetria e harmonia, ter equilíbrio e rigor em suas formas, além da presença ...
Os principais monumentos da Arquitetura Grega foram cinco (das sete) Maravilhas do Mundo Antigo: o Farol de Alexandria, o Colosso de Rodes, o Mausoléu de Halicarnasso, o Templo de Ártemis e a Estátua de Zeus.
O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá. ... O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental.
Os gregos tinham conflitos e diferenças entre si, mas muitos elementos culturais em comum. Falavam a mesma língua (apesar dos diferentes dialetos e sotaques) e tinham religião comum, que se manifestava na crença nos mesmos deuses.
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta. Mais tarde as cidades-Estado e suas ligas, também vieram a fazer um papel importante na península Itálica.
A Grécia antiga tem como uma das principais características a formação das cidades-estados, seno as mais importantes a cidade de Esparta e Atenas. As cidades-estados foram surgindo por meio da junção de varias colônias de povos que foram se assentando ao redor do mar mediterrâneo e mar negro.
A Grécia vive sob regime democrático. Trata-se de uma democracia representativa, diferente daquela praticada no período Clássico. Naquela época, as pessoas participavam diretamente, emitindo a sua opinião na Assembleia, que reunia todos os cidadãos.
A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.
O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.