Fatores que favorecem a caramelização: os fatores que favorecem são os ácidos carboxílicos, alguns metais e o pH alcalino ou ácido. Há três cores mais produzidas as quais são: Caramelo ácido (Refrigerantes cola, bissulfito de amônio), Cor de cereja (sacarose com íon amônio) e Cor de panificado ou assado.
A caramelização envolve a conversão de açúcares em compostos coloridos pela hidrólise inicial em monossacarídeos seguida da polimerização deles pela influência do calor. A caramelização é, em alguns pontos, similar à reação de Maillard, mas a temperatura de ativação deve ser muito maior na caramelização.
VERIFICAÇÃO DO ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO E NÃO ENZIMÁTICO É uma reação que acontece em frutas e vegetais, que quando em contato com o ar, ocorre à transformação de compostos fenólicos (substância encontrada em vegetais e frutas) em polímeros coloridos (muitas moléculas de aminoácidos).
Há algumas maneiras de prevenir a modificação das cores das frutas: – Esfregando a parte externa da polpa com gotas de limão; – Mergulhando a fruta em água com suco de limão; – Colocando a fruta imediatamente em uma calda de água e açúcar (é, isso mesmo: água + açúcar!).
Uma temperatura alta é desastrosa para a enzima: Desnaturação irreversível, enquanto que uma temperatura baixa somente diminui a velocidade/actividade sem desnaturar. Ao voltar de temperaturas baixas para temperaturas de 30 a 40°C, a actividade volta. ... Mudanças fortes de pH podem desnaturar as enzimas, até irreversível.