Os espaços não formais não institucionalizados são espaços naturais, construídos ou modificados pela interferência do homem e não costumam ter monitores e tão pouco foram elaborados paras fins de ensino-aprendizagem. Porém, neles pode haver elementos úteis ao ensino e a educação formal, informal e não formal.
A educação não formal é uma modalidade de ensino que favorece a formação de seres humanos, bem como contribui para a transformação da sociedade. Nesse contexto, o papel do pedagogo se faz necessário, considerando sua atuação no sentido de promover as ações no campo da educação e do trabalho.
A educação não escolar é um lócus de inserção de educadores leigos e/ou de estagiários de cursos de Licenciaturas e de professores que têm realizado sua formação centrada no processo de aprendizagem escolar e que se vêem frente aos desafios de uma área complexa e contraditória que exige conhecimentos pertinentes e a ...
Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG's, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.