A fênix é um grande pássaro escarlate do tamanho de um cisne com plumagem vermelha e dourada, um bico dourado, garras e olhos negros e uma cauda parecida com a do pavão. Suas penas escarlate brilham fracamente na escuridão, enquanto suas penas da cauda são quentes ao toque.
Minerva sobreviveu à Segunda Grande Guerra bruxa e continuou seu trabalho como Diretora, título que ainda a pertencia quando Albus Potter foi mandado a Hogwarts pela primeira vez.
Dumbledore fez Fawkes mesmo quando trabalhava como professor de Transfiguração ou adquiriu-o depois de ter a posição de Diretor. … Atualização 2: JKR diz que Dumbledore era o único dono de Fawkes. Então, é preciso acreditar que Fawkes era uma Fênix selvagem antes de se unir a Dumbledore.
Rubeus Hagrid é filho da gigante Fridwulfa e meio-irmão mais velho de Grawp. Ele atendeu a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em 1940 e foi classificado para a Grifinória. Em seu terceiro ano, ele foi incriminado por Tom Riddle pelo crime de ter aberto a Câmara Secreta e usado sua Acromântula de estimação para atacar diversos estudantes nascidos trouxas, causando a morte de um deles. Após ter sido expulso, Hagrid foi treinado como guarda-caça de Hogwarts e passou a viver na escola com permissão de Albus Dumbledore.
Apesar da proibição, os alunos batizam seu grupo clandestino de "Armada de Dumbledore", abreviada A.D., para zombar das preocupações do Ministério sobre um suposto exército secreto liderado por Dumbledore. Harry garante a todos os vinte e cinco membros que as reuniões prosseguirão assim que encontrarem um local adequado. Harry pede uma sugestão para Dobby, que diz que conhece um lugar perfeito: a Sala Precisa, uma sala secreta que fornece tudo o que alguém precisa num dado momento. Como medida de segurança, Hermione enfeitiça moedas de Galeões com um Feitiço de Proteu de modo que cada membro do grupo saiba, através dos números nas moedas, a data e horário de cada reunião.
Pettigrew foi importante durante o renascimento de Voldemort e continuou a servi-lo durante a Segunda Grande Guerra Bruxa. Em 1998, em um momento raro de misericórdia, ele hesitou ao estrangular Harry Potter. A mão prata que Voldemort deu a Pettigrew interpretou essa hesitação como fraqueza e/ou desonestidade, e o estrangulou até a morte, salvando Harry e finalmente encontrando redenção por seus atos, apesar de sua reputação permanecer negativa por causa de seus inúmeros atos duvidosos e evidências de sua covardia.
Depois, Hermione teve permissão de usar um Vira-Tempo, o que mais tarde fez com que Sirius Black fosse salvo da prisão de Azkaban e dos dementadores. Com o passar dos anos, ela ainda ajudou Harry a vencer o Torneio Tribruxo, ajudou a fundar a Armada de Dumbledore lutou na Batalha da Torre de Astronomia.
Ele permaneceu com os seus trabalhos em Hogwarts até pelo menos 2017, e inclusive chegou a convidar o filho de Harry, Albus Severus, para um chá em sua casa. Hagrid fez o mesmo com o próprio Harry, Ron e Hermione, quando o trio entrou em Hogwarts pela primeira vez. Leal, o meio-gigante é amado e um dos personagens mais importantes da saga Harry Potter até hoje.
Dumbledore também revela que, considerando o mês para o qual o nascimento do garoto foi previsto, ela pode se referir também a Neville Longbottom. Dumbledore acredita que Voldemort escolheu atacar Harry pois ele é um mestiço, assim como ele, enquanto Neville é um sangue puro. Assim, o Lorde das Trevas marcou Harry como seu igual, então não há dúvida que a profecia se refere a Harry. Dumbledore também revela a Harry que não o escolheu como Monitor pois ele "já tinha responsabilidade suficiente".
Após o retorno de Voldemort em 1995, Sirius retornou para a Ordem da Fênix. Ele foi morto pela primeira Bellatrix Lestrange durante a Batalha do Departamento de Mistérios e, posteriormente, foi absolvido de todas as acusações que se mantiveram contra ele, embora fosse muito tarde para que ele pudesse aproveitar sua liberdarde.
Sirius foi eleito padrinho de Harry Potter por Lily e James Potter. Quando Pettigrew traiu os Potters, Sirius desejou vingança, mas acabou sendo incriminado por Pettigrew, que fingiu sua própria morte.
Após a última detenção de Harry na sexta-feira, o dia dos testes de Goleiro, Harry descobre que Rony foi escolhido como o novo Goleiro da Grifinória. Além disso, Angelina se desculpa a Harry por tê-lo criticado daquela maneira rude anteriormente, afirmando que foi por conta da pressão de liderar o time. Ele então encontra Hermione, que está exausta de tanto costurar gorros para os elfos domésticos. Quando Harry menciona que sua cicatriz tem doído novamente, ele rejeita o conselho de Hermione de ir ver Dumbledore. Harry pensa em escrever para Sirius, mas Hermione o desencoraja, lembrando que há altas chances da carta ser interceptada.
Severo Snape se encontrou em segredo com Voldemort, que o matou usando Nagini, a fim de ganhar o poder total da Varinha das Varinhas.
Tom Marvolo Riddle foi o único filho de Tom e Merope Riddle. Seu pai abandonou a família assim que o efeito de uma poção do amor, pela qual ele tinha sido encantado, se esgotou, e sua mãe morreu minutos após o parto. Isso fez com que ele vivesse em um orfanato até, eventualmente, entrar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e ser direcionado para a Sonserina.
Harry Potter vai começar seu quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Está desesperado para voltar à escola e descobrir por que seus melhores amigos, Rony e Hermione, andaram tão misteriosos durante as férias. Porém, o que o jovem está prestes a descobrir nesse novo ano em Hogwarts vai provocar uma grande reviravolta em seu mundo."
Em 1 de maio de 1998, a Ordem recebeu a chamada de armas de Neville Longbottom, que foi deixado liderando a Armada de Dumbledore na Hogwarts controlada pelos Comensais da Morte. Ele usou as moedas da Armada de Dumbledore Dumbledore para contatar os membros do AD que já haviam se formado em Hogwarts, reunindo assim uma pequena força de combate. Junto com o AD, a Ordem da Fênix tomou uma posição final contra Voldemort e seu exército. A escola foi evacuada, os estudantes mais jovens saindo e os maiores de idade, que quisessem lutar ficando.
Durante os seus anos em Hogwarts, Harry protegeu a Pedra Filosofal de Lord Voldemort, resolveu o mistério da Câmara Secreta, derrotou o basilisco de Salazar Sonserina, venceu o Torneio Tribruxo, fundou a Armada de Dumbledore e lutou na Segunda Guerra Bruxa em momentos importantes, como na Batalha do Departamento de Mistérios e na própria Batalha de Hogwarts. Nesse meio tempo, Harry também destruiu todas as Horcruxes de Voldemort, o que o fez derrotar o vilão de uma vez por todas.