crossorigin="anonymous">
Para medir a viscosidade, o copo é completamente imerso na amostra, retirado, e o tempo para o escoamento através do orifício no fundo do copo é medido. Embora este tipo de copo possa ser usado para medir a viscosidade diretamente em tanques ou recipientes, a medição ainda é aproximada.
A viscosidade de praticamente qualquer líquido pode ser medida usando viscosímetros de pressão constante. Se o líquido puder ser introduzido no instrumento, sua viscosidade poderá ser medida.
Para te auxiliar nessa decisão, confira as oito melhores marcas segundo pesquisa com consumidores!
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
O óleo do tipo mineral tem o uso por quilometragem recomendado até cinco mil quilômetros e o sintético, conforme a marca e especificação entre 15 e 20 mil quilômetros.
A diferença entre os óleos 5W-20 e 5W-30 é que a menor viscosidade do 5W-20 torna o óleo um tipo básico fino e feito para uso durante o inverno. Já o 5W-30 tem mais aditivos e uma base mais grossa, o que dificulta que ele mantenha a viscosidade enquanto o carro roda.
Os principais tipos de óleo do mercado são os 0W20 – 5W30 – 5W40 – 10W30 – 15W40 – 20W50. O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50.
O óleo 5w30 da Havoline é um dos mais procurados no mercado por ser uma das melhores opções de lubrificante automotivo para carros utilizados no dia a dia. É uma excelente indicação e, não por acaso, as especificações que o produto atende constam como primeira escolha no manual do proprietário de diversas marcas.
O padrão é que o óleo sintético seja a melhor opção. Isso porque, de fato, ele oferece a melhor proteção, durabilidade e melhor lubrificação para os motores. ... Sendo assim, o óleo semissintético pode ser uma boa opção caso você rode pouco e não tenha muito dinheiro para a revisão desse item no seu automóvel.
O sintético é feito a partir de bases sintéticas e aditivos e não apresenta impurezas. O óleo sintético apresenta melhor durabilidade e desempenho, mas é mais caro do que o óleo mineral. O óleo mineral atende às necessidades de carros antigos, e o sintético é mais indicado para os modernos.
óleo sintético
Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.