crossorigin="anonymous">
A medida mais comumente empregada para expressar a estabilidade de um produto é a determinação do nível de água em sua forma livre, que em alimentos, denomina-se Índice de Atividade de Água, Aw, que é determinada pela fórmula: Aw = P/P0.
Para reduzir a atividade de água em alimentos, podemos aumentar a concentração de solutos na fase aquosa do alimento, tanto pela remoção de água quanto pela adição de solutos.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
Os microrganismos atuam na transformação e decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia no solo. Exemplos desses organismos: bactérias, leveduras, fungos, actinomicetos, protozoários e algas.
O papel dos microrganismos na fertilidade do solo Os microrganismos atuam na manutenção da fertilidade do solo através da ciclagem de nutrientes influenciando sua disponibilidade, melhorando a estrutura do solo, apoiando o crescimento saudável das plantas e degradando poluentes orgânicos.
Como usar: No solo: 10 mililitros (10 ml) da solução de microrganismos eficientes de EM Solo para 10 litros de água. Molhar bem o solo e aguardar de 7 a 10 dias para semear ou transplantar as mudas. Também pode ser aplicado sobre a cobertura verde do solo como pastagens e gramado.
Ativar os Microrganismos Eficientes : – Colocar 200 ml de melaço em cada garrafa. – Completar as garrafas com água limpa (sem cloro) ou água de arroz. – Fechar as garrafas e deixar à sombra por 10 a 20 dias. – Liberar o gás (abrir a tampa) armazenado nas garrafas, de 2 em 2 dias.
PREPARO DO BOKASHI: Preparar o inoculante:Em primeiro lugar, coloca-se num vasilhame misturados a farinha de mandioca e a água (40 litros) no fogo, até ferver. Retira-se do fogo, acrescenta-se o açúcar mascavo e quando esfriar, adiciona-se o inoculante, formando um mingau grosso.
Os microrganismos eficientes são seres muito pequenos (fungos e bactérias) que vivem naturalmente em solos férteis e em plantas. A técnica é acessível pelo baixo custo e pode ser preparada na propriedade (ver ficha Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas nº 31- preparo de Microrganismos Eficiente).
Quando causam doenças sérias. As bactérias, vírus, bolores e parasitas são microorganismos. Exemplos de doenças: Hepatite B, HIV, Malária.
As bactérias e fungos presentes em alimentos, especialmente em carnes que não são cozidas, podem causar doenças como a intoxicação alimentar. Os vírus podem causar enfermidades, como a catapora e a rubéola, e muitas delas são contagiosas, isto é, podem ser transmitidas por contato entre as pessoas.
Resposta. Resposta: podem ser considerado heróis é vilões porque existem bactérias boas e ruins.
Resposta: por que tem vezes que a bactéria na faz muito bem pro nosso organismo por isso nos chamamos eles de vilões pq fazem muito mal para nossa saúde .
Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus. Não pare agora...
Ambos causam doenças, às vezes fatais, mas biologicamente são completamente diferentes. Enquanto bactérias são organismos vivos, vírus não passam de partículas infecciosas. Os dois são invisíveis a olho nu, se multiplicam rapidamente em um curto período de tempo e podem causar doenças.
A principal diferença entre vírus e bactéria também está na forma como eles podem tratadas. As bactérias são sensíveis aos antibióticos, mas os vírus não. O que significa que há mais dificuldade para curar uma doença causada por um vírus. A única solução medicamentosa que existe para os vírus são os antivirais.
Os vírus são organismos que não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos. Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com microscópio eletrônico.
Resposta. Vírus são estruturas que não são considerados seres vivos por não possuírem células, eles também não possuem metabolismo próprio. Já a bactéria é um ser procarionte, ou seja, possui célula e tem metabolismo próprio.