Indicações para jogar
O jogo é super simples e requer apenas um baralho completo. Faça um monte de sete cartas viradas para baixo, depois uma de seis, outra de cinco e assim por diante, até o monte com apenas uma carta. Vire a primeira carta de cada monte para cima, totalizando sete, e o resto das cartas forma o monte de compra.
Como se joga? Coloque as 8 primeiras cartas sobre a mesa com a face voltada para cima e distribua outras 4 cartas para cada jogador. O primeiro que receber deve verificar entre as cartas de sua mão se há alguma cujo número ou naipe corresponde às que estão na mesa.
O jogador que embaralha coloca 3 fichas na mesa. O jogador à esquerda de quem embaralha corta e vira uma carta, que será o trunfo (ou bisca). O valor das cartas é semelhante à bisca, com uma variação: a maior carta é o Às, seguido do 3, K, Q, J, e as demais, em ordem. O naipe do trunfo vence qualquer outro naipe.
Como a pontuação máxima é 120 pontos, um jogador que acumular 61 ou mais pontos antes do jogo terminar já é o vencedor e ganha 1 ponto na partida. A contagem é baseada no valor das cartas, que é crescente: Q (Dama), J (Valete), K (Rei), 7, A (Ás), que valem, respectivamente, 2, 3, 4, 10 e 11 pontos.
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
Joga-se no sentido direto (anti-horário) e cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. O baralhar, cortar e distribuir as cartas segue uma ordem específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) tornará necessário repetir o processo.
O apostador deve escolher ao menos 1 algarismo por coluna. Caso queira, existe a possibilidade de fazer aposta múltiplas, que permite marcar até 2 ou 3 por coluna. Com dois por coluna, é possível ter 8 a 14 números marcados e com três ficam 15 a 21 números marcados. A aposta mínima (1), custa R$ 2,50.