A fase clara da fotossíntese é também chamada de fase luminosa ou fase fotoquímica. É assim chamada pois depende diretamente da luz para acontecer. No interior dos tilacoides encontramos o pigmento responsável por esta etapa da fotossíntese: a clorofila.
Entretanto, em condições normais, a taxa de fotossíntese é maior que a respiração, podendo equivaler-se, denominado ponto de compensação fótico, onde a velocidade de fotossíntese e respiração é igual. A fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase fotoquímica ou fase clara e a fase química ou fase escura.
A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. ... Sendo assim, a fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química.
A Fotofosforilação cíclica é uma reação que ocorre na fase clara da fotossíntese e necessita diretamente da energia luminosa. Ocorre nos tilacóides dos cloroplastos.
A fosforilação acíclica é uma reação da fase clara (ou fotoquímica) da fotossíntese em que uma molécula de ADP é transformada em ATP, sem que os elétrons libertados da clorofila regressem a ela. ... O processo ocorre com a participação de dois pigmentos (P700 e P680) e de moléculas de água.
A Fotofosforilação é um processo de síntese de ATP a partir de ADP + fosfato levado a cabo pelas ATP sintases da membrana do tilacoide, nos cloroplastos das células vegetais.