Regras
O que é Trancelim: Duas crianças, geralmente meninas, esticam o elástico uma de frente para a outra, passando-o por trás das pernas para que uma terceira criança pule no retângulo formado por ele fazendo movimentos onde se prende, solta ou puxa o elástico, conforme regras predeterminadas.
Colocam-se as duas mãos dentro do círculo e estica-se o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Sem largar o barbante, devem ser enfiados os polegares e indicadores por baixo e tirá-la das mãos do colega sem desmanchar os laços. Depois é a vez do primeiro jogador.
Alinhe seu dedão na mão oposta (com o elástico ao redor dele) para que fique diretamente atrás da mira. Seu dedão deve estar apontando reto para cima com o lado de dentro dele virado para o dedo indicador. Para lançar o elástico, solte-o do dedão.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Pular elástico, é uma brincadeira muito apreciada pelas crianças, é bom para desenvolver a lateralidade, a coordenação motora de membros inferiores e a atenção. Você vai precisar de um elástico de 4 metros com as pontas unidas.
Assim, os principais benefícios de pular corda são: