Citação direta é aquela que transcreve parte de uma obra, com as palavras do autor. ... Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras. Neste caso, indicamos o sobrenome do autor e o ano da publicação da obra (o número da página é opcional).
Sendo assim, é necessário citar o último nome do autor, o ano em que a obra foi publicada e o(s) número(s) da(s) página(s) de onde o trecho foi retirado. Se a citação direta tiver três linhas no máximo, ela precisa estar entre aspas e inserida durante o seu texto.
A citação direta curta é a que tem no máximo três linhas. Ela deve ser colocada entre aspas duplas, dentro de um parágrafo normal. Já a citação direta longa é aquela que tem mais de três linhas. Ela deve aparecer em um parágrafo especial.
Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).
A citação direta longa, quando tiver mais de três linhas, deve ser destacada com um espaçamento duplo com relação ao corpo do texto, sem aspas, com fonte menor que 12, espaçamento entre as linhas de 1 cm e recuo de 4cm a esquerda.
Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.
Direta longa Não se utiliza aspas, mas o nome do autor é colocado entre parênteses no final da citação em letras maiúsculas, separando por vírgulas o ano e o número da página da publicação que foi usada como base.