EQST

Como A Personalidade De Capitu?

Como é a personalidade de Capitu?

Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“ ...

Quem foi Capitu no livro Dom Casmurro?

Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. Capitu é a personagem mais discutida, a mais famosa de Machado. O escritor deixa o leitor numa eterna dúvida sobre o adultério da esposa de Bentinho.

Qual é a conclusão do narrador sobre a personalidade de Capitu?

O autor-narrador, e também personagem, nos deixa o maior mistério de um romance brasileiro: a traição de Capitu. ... Machado de Assis consegue envolver o leitor na trama, e inclusive seduzi-lo a gostar da personalidade e da sensualidade de Capitu que até o final nega o fato da traição.

Como era a personalidade de Bentinho?

Bentinho ocupa uma postura de anti-herói; é o narrador e pseudo-autor da obra. Na velhice, momento da narração, era um homem fechado, solitário e triste. Desde menino, foi sempre mimado pela mãe, pelo tio Cosme, por prima Justina e pelo agregado José Dias.

Como defende Capitu no livro Dom Casmurro?

No livro, Capitu diz que teme a separação de seu marido. Se ela disse isto, quer dizer que ela não o trairia. Se ela tivesse traído, provavelmente ela não faria tanto drama em resposta do pedido de separação do marido.

Qual o comportamento de Capitu em relação às pessoas presentes no velório?

Este comportamento de Capitu foi o suficiente para alimentar o ciúmes de Bentinho, já que a partir dai ele passa cada vez mais a procurar sinais de traição na mulher. Relacionando o fato observado no velório com outros sinais que ele ia contribuindo na sua cabeça.

Qual é a conclusão do livro Dom Casmurro?

Análise de Dom Casmurro Além disso, a obra celebrizou-se pelo fato de não apresentar um desfecho definitivo: o leitor não sabe se, de fato, Capitu veio a trair o marido, ou se o ciúme exagerado de Bentinho (demonstrado em tantos momentos da narrativa) faz com que ele fique obcecado pela ideia que está sendo traído.

Quantos anos tinha Capitu e Bentinho?

Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos.

Como era a relação entre Bentinho e Capitu?

A narração começa quando Bentinho, como era chamado na época, descobre que está apaixonado pela sua vizinha e amiga de infância, Capitu. ... Assim, aos quinze anos, Bentinho se vê obrigado a partir para o seminário, apesar de saber que não tem vocação e que está apaixonado.

Como provar que Capitu traiu Bentinho?

Como o livro é narrado pelo próprio Bentinho, ele só apresenta o seu ponto de vista, sua perspectiva da história. Assim, não existem provas evidentes na história que comprovem a traição de Capitu com Escobar.

O quê Capitu fez para Bentinho achar que ela o traiu?

Por que Bentinho acha que Capitu o traiu? ... Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Qual é o significado do nome Capitu?

CAPITU, por sua vez, é hipocorístico de Capitolina, forma feminina de Capitolino, do latim Capitolium, "relativa a Capitólio". ... A forma latina Capitolium, por sua vez, provém de caput, "cabeça". Daí, considerar-se a base substantiva de formação do nome do personagem em questão e, desse modo, seu papel de determinado.