O balanço hídrico corporal consiste no equilíbrio de líquidos administrados - que entram no corpo - e eliminados. Em situações de homeostase, os ganhos líquidos e as perdas são equivalentes, havendo manutenção de uma condição harmônica.
O balanço hídrico é uma ferramenta importante que pode ser utilizada para diversos fins, como: classificar o clima de uma região, identificar os períodos secos (deficiência hídrica) e úmidos (excedente hídrico) de uma determinada região utilizada para a agricultura, identificar os melhores períodos para colheita, ...
Pode-se medir a evapotranspiração através de lisímetros ou estimá-la através de equações. O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.
Esse coeficiente de ajuste é determinado pela relação: Kc = (ETc /ETo) (1) Os valores de Kc variam com a cultura e com seu estádio de desenvolvimento, sendo apresentado em tabelas por Doorenbos e Pruitt (1977) e descrito para diferentes culturas por Doorenbos e Kassam (1994).
A evaporação é medida de forma semelhante à precipitação, utilizando unidades de mm para caracterizar a lâmina evaporada ao longo de um determinado intervalo de tempo. As formas mais comuns de medir a evaporação são o Tanque Classe A e o Evaporímetro de Piche.
A evaporação em qualquer tanque é resultado do efeito conjugado da radiação solar incidente (Rs), velocidade do vento (U), temperatura do ar (T) e déficit de saturação (d) entre a superfície evaporante e o ar atmosférico logo acima, ou seja, Evaporação = f [Rs, U, T, d] Características do TCA (Figura 1):
A evapotranspiração é calculada por balanço hídrico entre dois dias subsequentes de acordo com a equação: E = P - Qs – Qb – ∆V Onde: • ∆V é a variação de volume de água (medida pelo peso); P é a chuva (medida num pluviômetro); • E é a evapotranspiração; • Qs é o escoamento superficial (medido) e • Qb é o escoamento ...
normalmente, na evapotranspiração de referência irrigadas é o método do Tanque Classe A. Esse método consiste em medir diariamente a evaporação de um tanque metálico padronizado (Figura 1) e, a partir desse valor, estimar a ETo.