O levain firme deve ser alimentado na proporção de 2:1, ou seja, para 100% de farinha, 50% de água. O starter segue o mesmo princípio do levain líquido. Ele aumenta a produção de ácido láctico que dá um volume maior ao pão e menos acidez.
Como refrescar e conservar o fermento natural
Quando maduro, é preciso alimentá-lo numa proporção de 2 partes de levain para uma de farinha e mais uma de água. E tudo bem pesado, grama a grama. “Pode-se manter em geladeira, desde que bem fechado, sem alimentar por três dias", diz a especialista.
Verifique a temperatura do seu fermento natural Uma coisa que costumo fazer durante o inverno é alimentar mais vezes, ate o fermento dar sinal de vida. Não desista rápido demais. Em dias frios é normal que ele fique bem lento.
Você deve sentir o cheiro azedo mais intenso. Acredite, você está no caminho certo! No sexto dia, descarte metade do fermento, adicione mais 50g de farinha e 50g de água. Se achar que seu fermento está muito líquido, você pode reduzir um pouco da água, sem mexer na quantidade de farinha.
Ponha numa vasilha de vidro 80 ml de água (parte da água do pote e parte de água limpa), 100g de farinha de trigo branca sem fermento e a bolinha. Misture. Tampe e deixe até o dia seguinte, fora da geladeira. 4Reforme novamente o fermento, com as mesmas quantidades.
O Levain 123 é um fermento mais firme e costuma ser mais lento pois possui menos água. Ele costuma levar aproximadamente 8 horas para dobrar de tamanho. Já no caso do Levain 122, a alimentação fica 1 parte de fermento, 2 partes de água e 2 partes de farinha.
Uma simples troca às vezes faz a maior diferença no resultado da receita. É o que acontece quando se substitui o fermento químico pelo natural no preparo de pães. Conhecido como levain (pronuncia-se “le-van”), esse ingrediente tem como base uma mistura de água e farinha.
O fermento natural é conhecido por diversos nomes: levain (fermento em francês, se pronuncia “levãn”), sourdough starter (inglês), lievito naturale ou pasta madre (italiano), masa madre (espanhol), massa lêveda (Portugal) ou massa azeda.
Saccharomyces cerevisiae
Fermento biológico seco é aquele que vem em uma latinha na forma de pó granulado. É obtido através da secagem do fermento biológico fresco. Além das leveduras também contêm um emulsificante (monoestearato de sorbitana). Por ser seco, não precisa ficar na geladeira e dura até 6 meses.
Para cada 1 kg de farinha, a quantidade de fermento a ser utilizada é de 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco de massa doce. Na hora de fazer a substituição, vale também lembrar que cada tablete de fermento fresco é o equivalente a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.
Como ativar o fermento fresco?
O fermento biológico fresco é o vendido em tabletes, e é composto de leveduras condensadas. Precisa ficar na geladeira e ser misturado na farinha. O fermento biológico seco é vendido em uma lata, na forma de pó granulado e é produzido através da secagem do fermento fresco.
10 gramas de fermento biológico seco = 1 colher (sopa) ou 1 envelope.
Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.