Os interessados podem se inscrever pelo site do Instituto Selecon (www.selecon.org.br), até o dia 18 de novembro. São 140 vagas para Educação Infantil, 469 para o Ensino Fundamental e 110 de Ensino Médio (Formal Geral/Normal Médio). As maiores oportunidades são para os Cursos Técnicos de Nível Médio.
DAS INSCRIÇÕES 2.
Inscrição online FAETEC 2020
Acesse a página http://www.faetec.rj.gov.br/;
Para saber como fazer a matrícula no Ensino Médio e Fundamental, acesse a Carta de Serviços, disponível no Portal SP 156 (ir para Fazer inscrição na educação fundamental e/ou média) .
Sim! Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio, terminar os seus estudos só com uma prova. O mesmo acontece com quem frequentou a escola até o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio.
Portal do MEC, agora, é gov.br/mec.
Sim, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é a principal prova para concluir o Ensino Médio. Por isso tem sido a opção preferida de muitas pessoas que não conseguiram terminar os estudos nos anos regulares de ensino, pois é uma maneira rápida, segura e eficiente de obter o certificado.
Cada modalidade da educação básica conta com quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de uma área do conhecimento, além da redação dissertativo-argumentativa. O certificado é entregue aos estudantes que conquistarem o mínimo de 100 pontos nas provas objetivas e cinco pontos na redação.
A princípio há dois modelos tradicionais para terminar o Ensino Médio: o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos). Portanto o EJA substitui o antigo supletivo. Nessa modalidade, o estudante pode levar até 4 anos para terminar o Ensino Médio.
18 anos
A faixa etária predominante é de 18 a 22 anos embora seja comum alunos com idade acima desta faixa. 76 % dos alunos são do sexo feminino e 24 % dos alunos são do sexo masculino.
Afinal, existe idade ideal para começar a faculdade?
Quando você precisa se recolocar rapidamente no mercado de trabalho, fazer um curso técnico depois dos 30 também é uma boa alternativa. Algumas pessoas chegam aos 30 somente com o ensino médio completo. Portanto, um curso técnico, certamente, já pode ser um grande impulsionador na carreira de qualquer pessoa.