Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
A segunda geração romântica, também conhecida como ultrarromântica, é caracterizada pelo egocentrismo e um forte tom depressivo. A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana.
O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva. ... Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Resposta. Na literatura, uma obra com o uso do conceito de cor local se refere à ficção ou poesia que se concentra nas características específicas - incluindo personagens, dialetos, costumes, história e topografia - de uma determinada região (regionalismo), época ou tipo[1].
O termo é usado para referir-se à cor original de um objeto visto sob luz natural, como a maçã vermelha, o leite branco, a laranja amarela. Os artistas ligados à arte moderna subvertem essa regra, não trabalhando apenas com a cor original dos objetos, como vistos na realidade.
O período foi caracterizado pela forte preocupação em construir uma identidade nacional distanciada da cultura do colonizador. Essa geração fora movida por ideais libertários, especialmente influenciada pelo escritor francês Victor Hugo.