crossorigin="anonymous">
Resposta. O transporte de amônia dos tecidos periféricos para o fígado pode ser realizadopor: a) combinação de amônia livre com glutamato formando glutamina (reação catalisada pela enzima glutamina-sintase).
Animais aquáticos como peixes e anfíbios eliminam amônia, e são chamados de amoniotélicos; Uréia (CON2H4.) : substância menos tóxica que a amônia, pode ficar uma maior quantidade de tempo no organismo e o ser humano e os outros mamíferos eliminam, são chamados de ureotélicos.
Excreção e sistema urinário Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico. Os rins e vias urinárias constituem o sistema urinário dos mamíferos, que é muito eficiente na "limpeza" do organismo.
Funções do Ciclo da Ureia A principal função do ciclo da ureia é eliminar a amônia tóxica do corpo. Ou seja, tem a função de eliminar o nitrogênio indesejado do organismo. A ureia é eliminada do organismo de animais superiores, através da urina.
No ciclo da glicose-alanina vai haver o transporte dos grupos amino para o fígado de uma forma não tóxica. Nos músculos que degradam os aminoácidos para empregá-los como uma forma de combustível, os grupos amino são coletados por transaminação na forma de glutamato. O glutamato é então convertido em glutamina.
Desaminação é o processo pelo qual o aminoácido libera o seu grupo amina na forma de amônia e se transforma em um cetoácido correspondente. Esta reação é catalisada pelas enzimas genericamente denominadas desaminases ou desidrogenases que possuem como coenzimas o NADP (derivado da vitamina B3).
Nos músculos, onde há a quebra dos aminoácidos para utilização como fonte de energia, os aminoácidos são capturados sob a forma de glutamato, por transaminação. ... Através da ação da enzima alanina aminotransferase, o glutamato transfere o seu grupo amina para o piruvato, originando a alanina e α-cetoglutarato.
Os aminoácidos podem sofrer degradação oxidativa com liberação de grupos amino, basicamente em três situações: durante o turnover proteico com uma parte dos aminoácidos liberados na quebra das proteínas não sendo utilizados; em dietas ricas em proteína onde os aminoácidos são ingeridos em excesso o excedente não pode ...