EQST

Quais Foram As Consequncias Positivas E Negativas Da Expanso Martima Europeia?

Quais foram as consequncias positivas e negativas da expanso martima europeia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais foram as consequências positivas e negativas da expansão marítima europeia?

– Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico – Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas. ... – Uma das conseqüências também foi que a burguesia mercantil nos países atlânticos, conseguiu se desenvolver.

Como a expansão marítima europeia afetou a história do Brasil?

Resposta. Resposta: Após a deflagração da Revolução de Avis, Portugal passou por um processo de mudanças onde a nacionalização dos impostos, leis e exércitos favoreceram a ascendência das atividades comerciais de sua burguesia mercantil.

Qual o processo histórico se iniciou com a expansão marítima entre o final do século?

Resposta: As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI.

Qual foi o principal objetivo da expansão marítima?

Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão ...

O que ocorreu com a expansão marítima?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

O que foi a expansão marítima Brainly?

Resposta: As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia.

Quais foram os fatores que levaram a expansão marítima dos séculos XV e XVI?

A Europa foi capaz de se expandir pelos mares nos séculos XV e XVI pois havia acumulado, durante séculos, capital por meio do comércio efetuado no Mar Mediterrâneo, além de acumular experiência com as escolas de navegação e já contar com alguns Estados unificados, como Portugal e Espanha.

Quais os países que foram pioneiros nas grandes navegações?

portugueses

Quais os objetivos da expansão marítima europeia e quais os seus impactos para os povos nativos?

A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.

Qual era o objetivo da política portuguesa de incentivo à navegação?

a) A política portuguesa de incentivo à navegação tinha como objetivo a descoberta de novas rotas comerciais do Oriente para a Europa, controlando as melhores fontes produtoras de especiarias, ouro, prata, marfim e outros produtos.

Qual o período da História de Portugal que está sendo recuperado?

Resposta. Na obra "Mensagem", Fernando Pessoa evoca praticamente toda a história de Portugal, desde Viriato até os descobrimentos marítimos, sempre deixando em destaque a referência ao Quinto Império.

Como a formação do Estado nacional português contribuiu para o pioneirismo de Portugal na expansão comercial marítima?

20. (Fuvest) Explique como a formação do Estado Nacional português contribuiu para o pioneirismo de Portugal na expansão comercial marítima. resposta: ... Um deles foi a precocidade da formação do Estado Nacional, em relação aos demais paises europeus.

Quais características do Estado português que contribuíram para o pioneirismo do País nas grandes navegações?

Tradicionalmente apontam-se como fatores que influenciaram no pioneirismo português nas grandes navegações a posição geográfica privilegiada, a unificação "precoce" do Estado Português e a tradição de navegação.

Quais fatores possibilitaram o pioneirismo de Portugal na expansão marítima?

O pioneirismo de Portugal explica-se por uma série de fatores:

  • Monarquia consolidada;
  • Unificação territorial assegurada;
  • Investimento na aquisição de conhecimento náutico;
  • Interesse em expansão comercial;
  • Investimentos genoveses;
  • Localização geográfica.

Quais foram os fatores que possibilitaram o pioneirismo português?

Os fatores que possibilitaram pioneirismo português nas Grandes Navegações foram:

  • unificação do Estado.
  • posição geográfica favorável à navegação.
  • os estudos náuticos da Escola de Sagres.
  • domínio de técnicas de navegação.
  • união da nobreza com a burguesia.

Que fatores contribuíram para que Portugal foi pioneiro nas grandes navegações?

Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. ... Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos : A Escola de Sagres.

Quais foram as condições que tornaram possível a Portugal a iniciar as grandes navegações?

Resposta. O primeiro motivo que levou os portugueses a iniciar as grandes navegações foram a progressiva participação lusitana no comercio no século XV, a unificação portuguesa que consolidou a força da burguesia mercantil e a referencia da escola de Sagres para estudiosos.