crossorigin="anonymous">
A análise sensorial pode ser feita não somente em produtos alimentícios, mas também em produtos de limpeza, por exemplo. Esse método se baseia na análise de percepções olfativas, visuais e do paladar do consumidor, levando-se em consideração os sentidos do corpo humano.
Escolha do local/laboratório Em geral, as instalações utilizadas para realizar testes sensoriais devem estar localizadas em uma área calma, sem distrações e com iluminação controlada, com cabines individuais para minimizar o contato, cores neutras nas paredes, superfícies inodoras e ventilação adequada.
A análise sensorial surgiu da necessidade da indústria em alcançar a exigência cada vez mais alta do mercado consumidor, sendo uma ferramenta essencial no desenvolvimento de produtos de sucesso no mercado.
No setor de alimentos, a análise sensorial é de grande importância por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto, sendo parte inerente ao plano de controle de qualidade de uma indústria.
“o conjunto de propriedades mecânicas, geométricas e de superfície de um produto, detectáveis pelos receptores mecânicos e tácteis e, eventualmente pelos receptores visuais e auditivos” Em termos sensoriais, as propriedades mais importantes dos alimentos sólidos é a textura.
Para começar, ela pode ser classificada como natural - quando encontrada na natureza - ou artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas). ... As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis. A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas.