RESUMO:
Resposta. Frase exclamativas demonstram surpresa e terminam com um ponto de exclamação. EX: "Olá, João!" Frases interrogativas expressam uma pergunta, quesionamento, e no final delas é usado um ponto de interrogação.
Significado de Interrogativo adjetivo Que denota ou designa interrogação; interrogatório: entoação interrogativa. [Gramática] Que pode ser utilizado para realizar uma pergunta: partícula interrogativa.
Ponto de interrogação é um sinal de pontuação representado pelo símbolo (?), que é utilizado quando queremos fazer uma pergunta ou para tirar alguma dúvida.
Para utilizar a interrogativa em língua inglesa, basta que você ponha o verbo auxiliar na frente da frase e a finalize com "?" Para usar a negativa, coloque depois do sujeito o verbo auxiliar Do e em seguida o Not. Do not ou use a contração Don't.
(Por quanto tempo?) ... (Quanto tempo isso vai durar?) How many. (Quantos/quantas?)
How
(Aonde?) - É usado para perguntar sobre lugares.
which: o que, qual => which é usado para perguntar sobre um objeto ou evento, mas quando há apenas duas opções de escolha. whose: de quem => whose indica que você está perguntando a quem alguma coisa pertence. who / whom: quem => who/whom permite fazer uma pergunta sobre alguém.
Para começar, anote aí que os pronomes interrogativos em inglês são os seguintes:
Olá Pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre os pronomes demonstrativos. Eles são usados para descrever ou identificar objetos que estão perto ou longe da pessoa que está falando.
Na interrogativa basta botar o verbo auxiliar DO antes da frase para I/You/They/We ou DOES para He/She/It/Nome de Pessoa e botar o verbo na forma normal. E ainda, no final pôr o ponto de interrogação. You love me.
1) Forma negativa no presente / Simple present Se o sujeito da frase no presente negativo for OUTRA PESSOA, utilizamos o DOESN'T. Resumindo a frase negativa em inglês no presente, utilizamos o DON'T ou DOESN'T. Exemplos de frases negativas em inglês no Presente: I (pessoa) don't (auxiliar + not) study (verbo).
Resposta. Resposta: Does she like poodles.
Para formar frases afirmativas, o inglês usa o mesmo esquema Sujeito-Verbo-Objeto que usamos no português. Já para frases negativas devemos apenas adicionar o not a esse estrutura afirmativa — exatamente como fazemos em nosso idioma — mas também inserir um verbo auxiliar em inglês.
Tais perguntas são tão usadas em português quanto em inglês. Em inglês, basta empregar o auxiliar (to be, to do, to have ou um verbo modal) na negativa. Vejamos como ficam os exemplos dados anteriormente: Didn't you know (that) Alberto and Sandra got married?
does: é usado com a terceira pessoa do singular (he, she e it); do: é usado com as demais pessoas (I, you, we ethey)....Do e does
– Yes, I do. Aqui ele funciona como “Sim, eu tenho”, e evitamos de dar uma resposta longa do tipo: “Sim, eu tenho um carro”, o que acarretaria em uma conversa longa e não muito natural.
Detalhe: Se a pergunta for na 3ª pessoa do singular, ou seja, com os pronomes "he" (ele), "she" (ela) ou "it" (ele, ela, isso), então usaremos a forma "does" em vez de "do": He eats fish. (Ele come peixe.) Does he eat fish? (Ele come peixe?)
Como e quando usar o Do para fazer uma pergunta em inglês? Você vai usar o Do sempre que a pergunta for para “eu”, “você”, “nós” ou “eles” (I, You, We, They). Porém não tente decorar essa “regra” que acabei de falar, mas sim as frases de exemplo abaixo… Who do you think you are?
Como auxiliar, usamos o do em sentenças negativas e interrogativas para a maioria dos verbos no simple present e simple past. Na forma negativa, usamos o don't e didn't. I don't care.
A frase "Has he spoken to you?" é uma pergunta no Present Perfect. No Present Perfect nós usamos os verbos have ou has e o verbo principal no particípio. Não precisamos e nem devemos usar do ou does como auxiliares nesse caso, pois já temos have ou has assumindo esse papel.
Resposta afirmativa: Yes, (pronome) (verbo+s/es/ies) (incrementação). Resposta negativa: No, (pronome) does't (verbo) (incrementação).
A resposta certa é "Yes, I do." Só use a resposta curta "Yes, I have" quando o have funciona como auxiliar, não como verbo principal, como no caso do present perfect: Have you ever smoked? Yes, I have./No, I haven't.
Resumindo quase tudo o que foi dito acima: