crossorigin="anonymous">
Agora, o passo a passo de como fazer bonsai:
Para o sucesso no cultivo do bonsai, é necessário fazer 3 tipos de poda: poda de manutenção (para manter o formato do bonsai), poda de estilização (para dar um estilo ao bonsai) e poda de raiz (para transplantio no vaso e engrossamento). A poda de manutenção é mais simples, retira-se apenas folhas e galhos mais finos.
Ficus
O aconselhado é uma mistura de 40% de areia peneirada, 40% de condicionador de solo e 20% de argila refratária peneirada. A troca de solo deve ser feita anualmente, ou a cada dois anos, no início da primavera. Faça a poda de, no máximo, 1/3 das raízes.
Por galhos Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Encontre sementes, mudas ou galhos Se não for possível encontrar mudas, tente encontrar uma forma de cortar um galho (estaca) de dez a 15 centímetros; se não encontrar nenhuma dessas opções tente adquirir as sementes. Quanto mais exuberante for a muda de origem, melhor será seu cultivo de alecrim.
Plantio É melhor propagada por estacas apicais de 10 a 15 centímetros em substrato. Mantenha o solo bem úmido até o enraizamento, o que leva de um a dois meses em regiões onde o inverno é ameno e cerca de um ano, onde é frio. A muda deve permanecer em viveiro até o transplante em local definitivo.
Dicas de como plantar alecrim em vaso
A planta de alecrim geralmente precisa de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio para prosperar e oferecer de forma sustentável alto rendimento para mais de uma década. Na maioria dos casos, a planta responde muito bem a fonte de nitrogênio, especialmente quando o nitrogênio é aplicado após a colheita.
Espere uns dias antes de enterrá-la na terra adubada, para dar tempo de o ferimento cicatrizar e impedir a entrada de fungos. Mantenha a terra úmida – não encharcada – e a estaca logo soltará raízes até se transformar em um novo pezinho de alecrim.
Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.
Coloque seu alecrim onde receba luz direta. o ideal é que seja por pelo menos quatro horas ao dia. Ele não adapta-se bem à sombra ou luz parcial. Se não estiver recebendo iluminação adequada, mudar sua planta de lugar pode salvá-la.
dois dias