crossorigin="anonymous">
Vá até o painel Visualizar e clique em Barra de ferramentas. Na janela Barras de Ferramentas ative a opção Caixa de areia. Observe que foi incluída um novo painel com o nome de Caixa de areia. Aqui você encontra as ferramentas necessárias para converter as linhas em uma topografia.
Selecione o terreno, ative a ferramenta mover e clique em um espaço qualquer da tela para arrastar. Agora que o retângulo está devidamente posicionado acima do terreno podemos criar nossa superfície plana e para isso você deve acessar o menu de ferramentas Caixa de Areia.
Após esta formatação inicial, você deve clicar em “View/toolbars/Sandbox”, e selecionar as curvas de nível, e em seguida um clique na primeira opção do Sandbox. Obs.: Caso o Sanbox não apareça no view/toolbars, vá à window/preferences/extensions e ative o “sandbox tools”.
4 – Formando a curva em nível Pegue a mangueira já com água e os piquetes. Em seguida, coloque a ponta da mangueira no primeiro piquete que já está colocado no terreno e procure o mesmo nível da mangueira para fincar outro piquete a 30 metros. Repita o procedimento até o fim do terreno.
Como fazer uma curva de nível Para fazer uma curva de nível da forma correta é preciso calcular a distância exata entre os terraços, tanto verticalmente, quanto horizontalmente. Essas medidas vão indicar quais áreas do relevo devem ser cortadas para que a curva de nível consiga realizar sua função.
Basta pegar a maior cota dessa seção e arredondar para um número inteiro acima e pegar a menor cota e arredondar para um número inteiro abaixo. Para representar este intervalo no papel milímetro é necessário analisar a escala, pois a cada quadrado maior do papel milimetrado tem o equivalente a 1 cm x 1cm.
São curvas de nível que nas cartas aparecem acentuadas para facilitar a interpretação. Por exemplo, pode salientar-se uma curva mestra em cada cinco curvas de nível.
Repare no mapa acima que, quanto mais afastadas as curvas de nível, menor é a declividade, isto é, menos íngreme é o terreno. Ao contrário, quanto mais próximas as curvas, maior é a declividade do local.
cada curva de nível representa a altura de 1 metro em relação ao plano, se as curvas estão muito próximas, significa que o terreno está aumentando a altura drasticamente em um curto intervalo de espaço. Por exemplo: ... Agora, curvas próximas, altura está subindo em um curto intervalo de espaço, logo, íngreme.