crossorigin="anonymous">
Dicas para impedir a contaminação e proliferação de germes
Lavar sempre os alimentos, dando atenção especial àqueles que serão consumidos in natura. Alimentar-se apenas em locais que obedecem às normas da Vigilância Sanitária. Utilizar camisinha em todas as relações sexuais para se prevenir de infecções transmitidas por meio da relação sexual, como a infecção por HIV.
As doenças bacterianas podem ser adquiridas de diferentes formas.
Tratamento: repouso e alimentação à base de líquidos, principalmente. Além desses cuidados, devem ser administrados antibióticos aos doentes. Prevenção: manter hábitos de higiene, lavar e cozinhar bem os alimentos antes do seu consumo, evitar ou prevenir-se em viagens para locais propensos à doença.
Por serem tão pequenos conseguem invadir células, inclusive a de organismos unicelulares, como as bactérias. é parasitando células de outros organismos que os vírus conseguem reproduzir-se. Como são parasitas obrigatórios eles causam nos seres parasitados doenças denominadas viroses.
Quais são as doenças virais e bacterianas mais comuns? Entre as principais doenças causadas por vírus estão: gripes e resfriados, hepatites, HIV, dengue, rubéola, varíola, etc. As principais doenças causadas por bactérias são: tuberculose, coqueluche, tétano, sífilis, cólera, pneumonia, dentre outras.
Entre os tipos fundamentais, podemos citar:
Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas; Tétrades: Quatro cocos agrupados; Sarcina: Oito cocos unidos formando uma estrutura semelhante a um cubo; ... Estafilococos: Cocos agrupados como um cacho de uvas.
Conheça agora quais são as 10 bactérias mais resistentes do mundo:
As Bactérias autótrofas elas têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento, através da fotossíntese ou quimiossintese. Já as Bactérias heterótrofas utilizam fontes externas para se alimentarem, como a respiração aeróbica ou a fermentação.
Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
O termo ''bactérias heterotróficas'' inclui todas as bactérias que usam nutrientes orgânicos para o crescimento. Essas bactérias estão presentes em diversos tipos de ambientes, inclusive na água. Dentro dessa definição, está incluso o grupo dos coliformes (Escherichia, Klebsiella,Enterobacter, Citrobacter, Serratia).
A contagem de bactérias heterotróficas, genericamente definidas como microrganismos que requerem carbono orgânico como fonte de nutrientes, fornece informações sobre a qualidade bacteriológica da água de uma forma ampla.
As bactérias são micro-organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera, sendo que a maioria delas vive em colônias. As bactérias quimioautotróficas utilizam a energia das reações de oxidação de compostos inorgânicos para formar substâncias orgânicas. ...
Bactérias clorofiladas – São bactérias autotróficas, que possuem clorofila e sintetizam seu próprio alimento por fotossíntese; Bactérias do solo – O solo é um habitat favorável à presença de bactérias e outros micro-organismos.