Os moluscos são animais invertebrados que apresentam um corpo mole, o qual, em algumas espécies, está protegido por uma concha. São encontrados tanto em ambiente terrestre quanto em ambiente aquático, sendo mais abundantes no meio marinho.
A excreção nos moluscos é realizada por metanefrídeos. Os metanefrídeos são formados por ductos que possuem duas aberturas: uma delas na forma de funil com cílios filtra os líquidos da cavidade celomática, a outra desemboca para fora do animal ou na cavidade entre a concha e o manto (cavidade palial).
Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. ... O pé se expande para fora quando as conchas se abrem.
Gastrópodes=sao moluscos que apresentam pé musculoso, localizado na parte de baixo do corpo, facilitando a locomoção do mesmo. Não sao todos que possuem concha e aqueles que possuem, apresentam apenas uma. Cefalópodes=grupo representado pele polvo, lula, sépias e náutilos.
Veja qual é a função da rádula e como ela funciona Sua principal função é raspar alimentos, principalmente algas presas em substratos, e levá-los para o esôfago do animal. No vídeo abaixo você pode ver a rádula de um gastrópode em funcionamento.
O caracol, assim como todos os moluscos, possui o corpo dividido em pé, cabeça e massa visceral. O pé do caracol possui função relacionada à movimentação do molusco.
Moluscos
Os moluscos são animais que possuem o corpo mole e normalmente envolvido por uma concha calcária. As três partes básicas que constituem o corpo dos moluscos são: cabeça, pé e massa visceral.
O caracol tem o corpo e a concha enrolados em espiral. A concha o protege do calor e dos predadores. Ela aumenta de tamanho conforme o caracol cresce. O corpo da lesma é esticado — ou seja, não é enrolado como o do caracol.
Para se mover, lesmas e caracóis contam com a ajuda de uma espéciede muco, secretado por uma glândula localizada na barriga. Essa substância gosmenta é importante porque ajuda no deslizamento do animal. Eles se movem fazendo movimentos ondulatórios, como as cobras e as minhocas.
Resposta. Explicação: Cabeça -- Encontramos a boca, os olhos e os dois pares de tentáculos, com função sensitiva (tato, cheiro). - Massa visceral -- Fica envolvida pela concha e é formada pelos órgãos da digestão, circulação, excreção, respiração e reprodução.
Os caracóis nascem com a concha. Embora sejam transparentes e muito macios no começo, eles precisam de muito cálcio, para que essas conchas fiquem duras. A primeira coisa, que um caracol recém nascido faz, é comer o invólucro do seu próprio ovo.
Ciclo de vidas dos caramujos Os caramujos são moluscos hermafroditas, mas a sua reprodução é cruzada, ou seja, mesmo tendo os dois sexos, eles precisam de outro para acasalar. Se tornam adultos em até 5 meses, depositando ovos 4 vezes em toda sua vida com até 600 ovos.
A reprodução das lemas sempre vai ocorrer no início do verão, melhor época para elas pelo clima. Depois de um acasalamento individual, ou seja, ela mesmo se fecunda, processo chamado de auto fecundação. A lesma vai botar seus ovos fertilizados em ninhos cavados no solo úmido.
“A melhor opção é a catação manual dos caramujos e de seus ovos que são esféricos, amarelados e ficam semi-enterrados, sempre com as mãos protegidas com luvas ou sacos plásticos.
Se tocar num caramujo ou em suas secreções é recomendado lavar bem a região com água e sabão. Além disso, deve-se lavar muito bem as frutas e verduras com água e depois deixa-las de molho durante 10 minutos, totalmente cobertas, numa mistura de 1 litro de água com 1 colher de água sanitária.
A casca do caramujo africano (Achatina fulica) pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Isso acontece porque, mesmo após a morte do molusco, a concha que ele carrega nas costas demora muito tempo para se degenerar, podendo acumular água de chuva.
Para eliminar esses intrusos, coloque todos os moluscos que encontrou em um balde com água e preencha com bastante sal de cozinha. Deixe lá até que eles não se mexam mais. Após esse processo, quebre as conchas para que não acumulem água da chuva. Ainda aqui preste atenção para o uso da luva ao manusear os caramujos.
Uma pessoa pode ser contaminada através da ingestão de verduras, legumes e frutas mal lavadas, ou mesmo pela ingestão do próprio caramujo. Entretanto, o mais incrível é que se podem contrair essas terríveis verminoses apenas tocando na concha do animal ou pisando descalço em locais onde vive o caramujo gigante.
Os perigos O caramujo africano é o responsável pela transmissão de parasitas pertencentes ao grupo dos nematoides do gênero Angiostrongylus, que causam doenças como a meningite eosinofílica, causada por um verme (Angiostrongylus cantonensis), que passa pelo sistema nervoso central, antes de se alojar nos pulmões.