O cálculo é feito da seguinte forma: pega-se os valores de cada problema e multiplica-se desta maneira (G) x (U) x (T). Para o exemplo acima, o produto desta multiplicação seria = 125, ou seja, o fator de prioridade deste problema, segundo a Matriz GUT será 125.
É um método fácil de aplicar e de resultados eficazes. O termo GUT é a sigla para Gravidade, Urgência e Tendência e, na essência, esse é o verdadeiro objetivo dessa ferramenta.
A ferramenta para definição de prioridades no trabalho é conhecida como Matriz de Priorização de Projetos ou Matriz de Priorização de Processos. Basicamente, uma matriz de priorização é uma ferramenta que fornece uma maneira de classificar um conjunto diversificado de itens em uma ordem de importância.
A matriz de priorização de processos é uma ferramenta de fácil utilização e de simples entendimento que ajuda no processo de priorização dos problemas e de situações internas da empresa. ... Ela pode ser utilizada em qualquer tipo de organização e nas mais diversas situações que demandam a priorização ou organização.
De maneira resumida, para aplicar a Matriz GUT basta construir uma tabela listando os itens (problemas, riscos, não conformidades, etc.) que deseja considerar e avaliar a Gravidade, Urgência e Tendência. Depois, basta atribuir notas de 1 a 5 para cada um desses aspectos.
O Diagrama Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação - benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas.
Como funciona a matriz GUT?
A matriz é dividida em dois eixos, vertical e horizontal. O primeiro, que trata do impacto, leva em conta fatores como lucro, vendas e satisfação do cliente. Já o segundo, esforço, considera o tempo, energia, dinheiro ou recursos humanos que serão empregados na tarefa.
Tarefas importantes são aquelas que têm um prazo de entrega maior e, por isso, é possível realizá-las respeitando um planejamento. Tais tarefas geralmente estão vinculadas a objetivos e metas e constam (ou deveriam constar) na lista de afazeres. De vez em quando, algo que era “apenas” importante passa a ser urgente.
Prioridade já!
Prioridade é tudo aquilo que vem em primeiro lugar, que tem maior relevância. Priorizar é tomar decisões e saber usar seus recursos em função do seu foco.
É um plano que define o caminho que deve ser percorrido por você no seu dia a dia. Onde são estabelecidas as diretrizes básicas, as metas desejadas e o passo a passo para alcançá-las, que nortearão suas escolhas diariamente.
No Windows Vista ou Windows 7, pressione CTRL+ALT+DEL e abra o Gerenciador de Tarefas. Acesse a guia “Processos”. Clique com o botão direito em algum processo, vá no submenu prioridade e escolha a prioridade desejada. Evite colocar a prioridade “Real time” em algum processo.
Procure na lista o processo/programa que deseja alterar a prioridade, depois clique nele com o botão direito para exibir o menu de contexto, a seguir selecione a opção Definir prioridade e no próximo menu de contexto suspenso, neste exemplo foi selecionado Acima do normal.
Por exemplo, se um processo for iniciado e designado para funcionar em apenas 1, digamos, 8 núcleos da CPU, definir a prioridade dos processos como "tempo real" significaria que consumiria um processador, deixando 7 para serem usados pelo SO e qualquer outro software.
Digite o seguinte comando no Bloco de Notas: Start “nome do programa” /high “c:\program files\ program location\program.exe”. Substitua "nome do programa" pelo programa que você quer abrir em alta prioridade (mas mantenha as aspas). No exemplo nós utilizamos o “internet explorer”. Salve o arquivo do bloco de notas.
Depois de clicar no nível desejado, você deve validar a alteração na caixa de diálogo exibida > Alterar prioridade: Para voltar ao nível padrão, basta fazer o mesmo procedimento e escolher Normal.
Windows Vista e 7
Notificações com prioridade Agora, basta ativar a opção “Definir como prioridade”. Utilize estas opções apenas para os seus aplicativos mais importantes, como o Messenger e o WhatsApp, por exemplo.