Com esses itens em mãos, comece seu passo a passo de como fazer nichos de MDF:
Como fazer
A altura ideal para instalar o nicho é em torno de 1,20m do chão, com no mínimo 30cm de altura e 10cm de profundidade. Além disso, se atente para não escolher a parede que comporta as passagens da tubulação e pilares para instalar o nicho.
Uma altura de 30 cm atende ao que precisamos. Largura: Vai depender da parede em que será colocado o nicho. Se tiver sobrando espaço, 80 cm é um bom tamanho para que caiba bastantes produtos. Profundidade: Não pode ser muito raso, pois senão os produtos não vão caber e vão ficar caindo.
Como o bloco é estrutural não é possível recortá-lo então esses 2,5cm que serão embutidos deverão ser cavados somente da argamassa de revestimento. Fazendo ele vertical ele fica ainda mais seguro pois mesmo que haja algum desgaste do bloco na hora de cavar o nicho, o fato dele ser vertical mantém a segurança.
Se tiver bordas, deve começar a 1,20m do piso para que ao tomar banho, a pessoa não corra o risco de bater o cotovelo na quina da borda. O ideal é que o nicho tenha cerca de 40cm de altura e, no mínimo 40 cm de largura, menos que isso, fica muito pequeno e não faz muito sentido.
Paredes estruturais são basicamente paredes com função estrutural, ou seja, que sustentam a laje ou o telhado. Em um sistema de vigas e pilares, as paredes servem apenas para fechamento, por isso não são estruturais. Nesse caso, elas podem ser retiradas por completo, contanto que os pilares e vigas sejam mantidos.
Como determinar se uma parede é estrutural
Reforço estrutural com fibras de carbono Esse reforço é feito colocando as fibras com um adesivo químico – desenvolvido especialmente para essa aplicação. A aplicação das fibras de carbono feita de forma correta é fundamental para garantir a qualidade do reforço.
Entende-se como reforço estrutural a alteração das características da estrutura existente buscando a recomposição da capacidade inicial de projeto e/ou adequá-la a novos parâmetros devido a mudança e/ou aumento das cargas atuantes.