Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).
3) Analisando o gráfico podemos observar que, a região do país que apresentam o maior índice de CPOD no ano de 1986 é Centro - Oeste com 8,5, enquanto que o menor índice de CPOD o tem a região Sudeste com 5,9.
Outros fatores apontados como responsáveis pelo declínio da cárie foram a fluoretação das águas de abastecimento público, dentifrícios com flúor2, mudanças no consumo de açúcar, e melhorias nas condições socioeconômicas6,8.
Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
Conforme o dano aumenta, este pode causar sinais e sintomas bastante recorrentes, como:
Apenas em alguns casos. Existe um tipo de antibiótico, a tetraciclina, que adere à dentina, a parte dura do dente, provocando manchas e enfraquecimento. Mas isso só acontece se o medicamento for tomado em grande quantidade e enquanto o dente está se constituindo.
Clarear dentes manchados por antibióticos requer substâncias clareadoras menos concentradas – e mais seguras e confiáveis. O tratamento dura, em média, 24 semanas, com aplicações diárias do produto de até 2 horas. O agente clareador é o peróxido de carbamida a 10%, na forma de gel.
6 e Paixão e Hoeppner,12 o mecanismo pelo qual ocorre a descoloração por tetraciclina deve-se a uma reação de quelação entre nódulos de tetraciclina e o cálcio da superfície da hidroxiapatita da dentina em mineralização, formando um composto ortofosfato de tetraciclina e provocando esse tipo de alteração de cor.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são: