Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e os investimentos necessários; análise de alguns indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e ...
Existem, dentre outros, os seguintes tipos de análises de viabilidade:
A análise de viabilidade deve considerar 3 (três) principais indicadores: VPL, valor presente líquido, TIR, taxa interna de retorno e payback conforme ilustrados na Figura 2. O Valor Presente Líquido é um dos métodos/indicadores mais utilizados na análise de projetos de investimentos.
Estudo de viabilidade técnica é a análise conduzida em etapa anterior à realização de toda e qualquer obra com o objetivo de avaliar se determinado projeto é viável, considerando-se custos, riscos e as possibilidades de retorno financeiro.
O Plano de Negócios ou EVTE – Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica busca atestar as possibilidades de sucesso de um negócio ou produto. O EVTE ou Plano de Negócios considera em seus estudos aspectos técnicos, comerciais, operacionais e econômicos.
O Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira é uma análise que permite ao empresário ter uma visão sobre o real potencial de retorno sobre determinado investimento.
Estudo de viabilidade técnica O primeiro passo é desenhar toda a jornada de uso do produto, caso isso ainda não tenha sido realizado. Depois disso a equipe técnica deve propor o escopo do projeto, com as regras de negócio e tecnologias envolvidas e apresentar uma estimativa de custo de desenvolvimento da solução.
Entre alguns dos pontos que se destacam na hora de fazer o estudo de viabilidade de projeto arquitetônico, podemos citar:
O estudo de viabilidade é ferramenta fundamental do planejamento, pois reúne todas as variáveis do negócio e fornece os indicadores para que as decisões sejam tomadas. ...
Um estudo de viabilidade de mercado é responsável por analisar diferentes fatores relacionados ao mercado para determinar se um produto ou serviço será bem-sucedido ou não.
O Pedido de Viabilidade na Legalização da Sua Empresa O processo de legalização de empresas é iniciado pelo Pedido de Viabilidade. Ele é uma consulta prévia para verificar, perante os órgãos competentes, a possibilidade de registro empresarial e/ou alterações cadastrais da sua empresa.
Viabilidade operacional: está relacionada a quanto a solução se adéqua a organização; quais são os requisitos da solução; o que o cliente espera que o sistema faça; Viabilidade econômica: análise entre o custo de desenvolvimento e os benefícios após implementação do projeto (custo-benefício).
Como analisar a viabilidade financeira de uma franquia?
Dentro da análise de viabilidade, o fluxo de caixa do projeto para o futuro é estimado pela diferença entre as projeções das receitas e das despesas. Ou seja, se o projeto gasta constantemente mais do que recebe, seu fluxo de caixa está apertado, e provavelmente ele não será viável financeiramente.
Ele funciona como uma espécie de previsão, porém, bem fundamentada, sobre o futuro da empresa a curto e médio prazo. Com dados e testes, torna-se possível mensurar possíveis resultados e verificar o que é necessário para tornar a execução das atividades viável e precisa.
Refere-se à capacidade efetiva de fornecer o produto ou o serviço, no presente ou no futuro.
A análise de viabilidade é um diagnóstico de pontos estratégicos da empresa. ... Esse tipo de análise deve ser realizada antes do investimento em um novo projeto, para avaliar as reais chances de sucesso da empresa ao tentar montar uma franquia ou lançar um novo produto, por exemplo.
O estudo de viabilidade econômica pode te ajudar! Em um estudo de viabilidade econômica financeira, buscamos avaliar a aplicabilidade do negócio e obtemos uma projeção do seu comportamento frente ao mercado. Isso dá uma maior segurança a investimentos, seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas.
O que é um estudo de viabilidade econômico-financeira? Fazer esse estudo significa dizer que todo investimento deve ser analisado no início para saber se ele é viável ou não. Ou seja, essa análise compara retornos que podem ser obtidos com os investimentos feitos.
Como avaliar os resultados? Entende-se que quando o VPL é maior que zero, o investimento é viável, uma vez que apresenta retorno para a empresa. Quando o valor é igual a zero, o investimento não representa nem prejuízos, nem ganhos monetários. Entretanto, se o valor do VPL for menor que zero, o investimento é inviável.
Como avaliar os resultados? Entende-se que quando o VPL é maior que zero, o investimento é viável, uma vez que apresenta retorno para a empresa. Quando o valor é igual a zero, o investimento não representa nem prejuízos, nem ganhos monetários. Entretanto, se o valor do VPL for menor que zero, o investimento é inviável.
Indicadores econômicos Taxa Mínima de Atratividade (TMA): taxa estipulada internamente pela empresa que determina o mínimo de retorno do investimento. Taxa Interna de Retorno (TIR): taxa de retorno com o tempo do investimento que representa um valor nulo de VPL. Se for maior que a TMA, o projeto é visto como viável.
A realização de uma análise de viabilidade econômica de um empreendimento é de fundamental importância para não desperdiçar dinheiro ao investir em projetos que possam não trazer o retorno esperado. Portanto, é necessário projetar a empresa no mercado para entender se os custos e receitas justificam o investimento.
Um projeto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimentos, durante um certo periodo de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa.