O refratário é um material resistente a altas e baixas temperaturas e que, exatamente por isso, pode ser usado tanto no forno (comum e micro-ondas) quanto no freezer.
As travessas de louça que podem ir ao forno tem o fundo rugoso (ao tocar parece que você está tocando em uma parede de gesso). Algumas marcas têm fundo bem branquinho e outras tem o fundo de outra cor, sendo mais fácil diferenciar.
Além disso, pratos de papel também podem ir para o forno. ... E é melhor que os pratos usados não tenham pinturas – se a tinta for metálica, poderá haver uma explosão. Quanto aos recipientes feitos de alumínio, a dica é: não os leve ao micro-ondas!
O refratário é uma assadeira ou forma de vidro, que pode entrar em contato com altas e baixas temperaturas, ou seja, pode ir ao forno, micro-ondas ou ao freezer sem perigo de quebrar. ... Apesar da sua resistência, não coloque o refratário direto na chama do fogão pois ele vai rachar.
Todos os produtos da linha Marinex® são feitos de vidro refratário. São peças fabricadas com componentes e materiais que conferem resistência a altas e baixas temperaturas. Portanto, o vidro refratário pode ser levado à geladeira, freezer e forno, sem nenhum tipo de problema.
Como saber se o vidro é temperado?
Assadeira de Porcelana ou Cerâmica Podem ser usadas para cozinhar praticamente qualquer tipo de alimento no mesmo prazo que as demais. São fáceis de limpar e também muito dignas para ir direto à mesa.
Sim, caneca de porcelana pode ir ao forno. Todavia, deve-se ter cuidado ao retirar a caneca de porcelana, pois ela tem muita facilidade de absorver calor, o que faz com que ela fique bastante quente ao sair do forno. Deve-se usar luvas grossas para retirar uma caneca de porcelana do forno, a fim de evitar queimaduras.
Procure o rótulo Tigelas e potes de cerâmica próprios para ir ao forno tem um rótulo que diz claramente que podem ir ao forno. Procure por um adesivo, que geralmente fica na parte de baixo da tigela, que diga que a tigela é própria para o forno.
Diferente do que ocorre no forno convencional, o plástico filme pode sim ser levado ao micro-ondas. No entanto, ao ser usado para descongelar, aquecer ou reaquecer a comida, o recomendado é que ele não entre em contato direto com o alimento que, em alta temperatura, pode ocasionar o derretimento do plástico.
Não experimente nunca colocar plástico dentro do forno elétrico, pois ele irá derreter e depois para limpar vai ser um sacrifício. Sem contar que o plástico derretido pode comprometer seu funcionamento e ainda deixar um cheiro desagradável na cozinha.
Para cozinhar coisas no forno que precisam de uma cobertura de papel alumínio, você pode utilizar panelas, pirex e fôrmas com tampa de vidro. Lembre-se de verificar o material que são feitas. Geralmente panelas feitas inteiramente de inox, ferro ou barro podem ir ao forno.
Como derreter chocolate para cobertura Pique o chocolate em pequenos pedaços e coloque em um vasilhame de plástico; Leve ao micro-ondas por 30 segundos, retire e mexa; ... Leve uma terceira vez ao micro-ondas, também por 30 segundos, retire e mexa para terminar de derreter totalmente o chocolate.
Se não tiver uma panela específica para banho-maria, você pode esquentar a água em uma comum e derreter o chocolate em uma tigela de vidro, cerâmica ou metal. Evite as de plástico, pois podem acabar contaminando o chocolate com substâncias químicas.
Coloque cerca de 1 xícara de chá de chocolate em cada saco e feche bem. Leve para o micro-ondas em potencia baixa por 30 segundos, retire o chocolate do micro-ondas misture um pouco e caso seja necessário volte ao micro-ondas para terminar de derreter o chocolate.
Coloque água em recipiente próprio e leve ao fogo até atingir uma temperatura suportável ao contato com as mãos. Desligue o fogo e coloque dentro deste recipiente, um refratário com chocolate picado. Mexa até o chocolate derreter.
Por isso, precisa ter atenção redobrada, não deixando seu chocolate enquanto derrete perto do fogão, água enquanto trabalha com chocolate. E passe papel toalha com álcool para secar bem o bowl antes de pôr o chocolate para derreter no banho maria.
Após cortar a barra de chocolate, você deve colocar os pedacinhos em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, coloque o pote dentro do micro-ondas (com o aparelho na potência média) e derreta durante 1 minuto. Depois, mexa o chocolate com uma colher seca e, então, coloque para derreter por mais 1 minuto.
Na maioria dos casos em que o chocolate entra em contato com umidade não dá pra salvar mas se cair umas gotas de água, se você conseguir remover aquela partinha de chocolate que tá com a gotinha de água então tá tudo ok e não se tem maiores sustos, só precisa se certificar que removeu tudo.
Junte 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloque novamente em banho maria e mexa até obter de novo uma consistência cremosa.
A forma mais fácil para se derreter o chocolate é no microondas. A alternativa mais tradicional é usar o banho-maria (uma tigela com o chocolate picado sobre uma panela com água fervente em fogo baixo — mas lembre-se de que água e chocolate nunca devem se encontrar, por isso a atenção deve ser redobrada).
Às vezes o chocolate fica arenoso quando derreto no microondas. O que isso significa? Significa que o seu chocolate queimou. Para evitar que isso aconteça, diminua a potência do microondas e pause a cada 30 segundos para misturá-lo.
Você pode derretê-lo e temperá-lo novamente ou usá-lo para fazer ganaches e recheios. Isso se deve à diferença brusca entre as temperaturas do ambiente de trabalho e da geladeira. Para evitar este problema, não deixe o chocolate por muito tempo na geladeira e não use o freezer.
Cubra o fundo queimado da panela com água quente e coloque detergente de lavar louça. Em seguida, tampe a panela e ferva em fogo baixo. Quando a água borbulhar, desligue o fogo, espere esfriar e esfregue a comida grudada com uma escova ou palha de aço.
A manteiga de cacau endurece a 5°C, e fica totalmente líquida a 36°C. Quanto mais tempo o chocolate for armazenado, e quanto maior for a temperatura, maior a chance de aparecer o fat bloom. Por isso, a cor branca na superfície muitas vezes é tomada como um sinal de chocolate velho ou estragado.
Ou melhor, como saber se dá para salvar o chocolate ou não: molhar o dedo e passar no chocolate esbranquiçado.
O Chocolate é muito sensível à variação de temperatura, por isso, se ele for exposto ao calor excessivo ou a uma temperatura muito baixa ele pode alterar a sua característica, ficando com a coloração esbranquiçada ou textura esfarelada.
Posso comer um chocolate esbranquiçado? Sim, não muda nada no valor nutricional e não é nenhum sintoma de problema. Apenas houve essa oscilação de temperatura. Mas você também pode recuperar o brilho e textura do chocolate derretendo e moldando novamente – explico como fazer isso aqui.