crossorigin="anonymous">
Tanta tradição assim é relatada por Joaquinzão sem segredos ou cerimônia: “É só escolher carne de novilha, não colocar tempero, apenas sal, e no dia seguinte, depois de tirar a salmoura, colocar a carne no freezer. Quanto mais gelo melhor. Sol e sereno o mínimo possível para não perder o sabor e virar charque.
Corte 400 gramas de carne de sol em pedaços de aproximadamente cinco centímetros, coloque na panela de pressão e cubra com água, dois dedos acima da carne. Leve ao fogo. Assim que começar a pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Comece deixando a carne-seca de molho na água por, no mínimo, 5 horas. Não se esqueça de ir trocando a água de hora em hora, para que ela dessalgue mais rapidamente. Quando esse processo terminar, corte a carne em pequenos cubos e coloque na panela de pressão. Cubra toda a carne com água e ligue o fogo.
Coloque a carne num bowl e cubra com água. Leve ao refrigerador e troque a água a cada 3 ou 4 horas. Faça isso pelo menos 3 vezes.
A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino. Seu tempo de preparo é longo, se pretende utilizá-la, se planeje e deixe-a pronta com antecedência.
Corte: a carne seca pode ser preparada a partir de qualquer parte do animal, mas os cortes mais usuais são coxão duro, coxão mole e braço. Algumas marcas diferenciam em cortes dianteiros e traseiros. Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia.
Por se localizarem em uma parte do boi que tem grande movimentação, essas carnes tem uma constituição de fibras diferente das traseiras, que são pouco movimentadas pelo animal e, por isso, são mais macias. Porém, os cortes dianteiros têm maior concentração de sais minerais e muito mais sabor.
Se for Ponta de Agulha, espere encontrar uma boa quantidade de gordura, pois é o corte que corresponde à costela bovina. Se optar pelo Dianteiro você vai encontrar uma carne com mais fibras e nervos, com menos gordura que a Ponta de Agulha, mas, ainda assim com quantidade considerável.
O traseiro basicamente são carnes mais macias, boas para churrasco, já o dianteiro são carnes mais duras, ou seja, muito boas para preparar hambúrguer. As carnes do dianteiro do boi são mais baratas, porque são mais duras e assim mais difíceis de ser preparadas.
a costela traseira tende a ser mais macia que a dianteira, pergunte pra genética do boi o porque. Alguns estabelecimentos que fazem promoções super agradáveis estão te vendendo ou carne muito passada e convervada no gelo ou então cortes do dianteiro, próximas às paletas e o peito.
A Alcatra juntamente com o Contrafilé, a Picanha e o Filé Mignon, faz parte dos quatros melhores cortes de carne bovina, também chamados de carnes nobres. Já falamos sobre os Cortes de Carnes Nobres Bovina – aqui – clique e saiba mais.
Entenda quais são os diferentes tipos de corte de carne bovina
19 – Lagarto: localizada na parte traseira do boi, é a peça que separa o coxão duro do coxão mole. Com fibras longas e duras e gordura externa, é uma carne saborosa e versátil, mas pouco suculenta, ideal para assados e cozidos, preferencialmente com molho.
carne bovina
O cupim (a “corcova” do boi) serve para armazenar energia (em forma de gordura) em momentos de escassez, mesma função das corcovas do camelo.