Para executar os baldrames ou sapatas corridas, deve-se abrir as valas com a base mais dez centímetros de cada lado. O fundo deve ser apiloado e receber ou um lastro de concreto magro (150 kg/m³ de cimento) ou lastro de brita (compactada, contendo pó-de-pedra). O passo seguinte na execução está na montagem das formas.
– Viga baldrame: Possui fundação rasa de apoio usada para conectar sapatas isoladas e distribuir melhor o peso (abaixo do nível do solo). É uma viga que sustenta as paredes ao nível das fundações. Deve ser utilizada quando as paredes não estão apoiadas em fundações diretas próprias, denominadas de sapatas corridas.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Para vigas paredes e vigas-baldrames, a largura mínima deve ser de 15 cm. O vão estrutural é a medida entre os eixos (centro) dos pilares em que a viga estará apoiada. por 10, arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. , por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior.
Passo 1 – Em cima de uma leve camada de concreto magro, abra uma vala de 20 cm de largura (dependendo da proporção da obra, claro). A vala não pode ter largura inferior a 40 cm, nem precisa ultrapassar um metro. Passo 2 – O terreno inclinado e a vala precisa ser cortada em formato de degraus.