Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.
Dona Benta, Jeca Tatu, Narizinho, Emília, Cuca, Tia Nastácia, Pedrinho. Esses são personagens que fazem parte do imaginário brasileiro.
Lobato
Monteiro Lobato
Emília é uma das personagens principais da obra infantil de Monteiro Lobato - editor e escritor brasileiro (1882-1948), na série relacionada ao Sítio do Picapau Amarelo, sua primeira aparição foi na história “A menina do narizinho arrebitado”.
Emília, na trama criada por Lobato, foi feita por Tia Nastácia pra Narizinho. Nasceu muda como qualquer boneca, mas Narizinho quis que ela criasse vida Então foi "curada" pelo Dr. Caramujo, que lhe deu pílula falante. Emília, então, desembesta a falar: "Estou com um horrível gosto de sapo na boca!".
Emília engoliu a pílula muito bem engolida, e começou a falar no mesmo instante. A primeira coisa que disse foi: Estou com um horrível gosto de sapo na boca. E falou, falou, falou e falou. Falou tanto que Narizinho , atordoada, disse ao Doutor que era melhor fazê-la vomitar aquela pílula e engolir outra mais fraca.
Fruto de uma brincadeira de Narizinho e Pedrinho, que desejavam casar a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa se tornou um personagem com diversas facetas. Ele nasce em A Menina do Narizinho Arrebitado, em 1920, para fingir-se de pai do Marquês de Rabicó. Era considerado um fidalgo muito distinto.
Sua roupa é vermelha e amarela, tem cabelo curto da mesma cor da sua roupa. Emília representa uma criança, logo, sua personalidade remete à uma criança. Por vezes é falante, teimosa, alegre e curiosa. Conforme mencionado anteriormente, Emília faz parte da história 'O Sítio do Picapau Amarelo'.
“Emília foi feita por tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa. Apesar disso Narizinho gosta muito dela; não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira”.
A tia Nastácia é uma negra que personifica a SABEDORIA popular.
tia. Tia Nastácia é uma quituteira de mão-cheia. Braço direito de Dona Benta no Sítio, ela é conhecida por suas irresistíveis guloseimas, principalmente, por seu bolinho de chuva.
Paulo - A atriz Jacyra Sampaio, a Tia Anastácia, morre aos 76 anos - O Brasil perdeu na madrugada de ontem um dos ícones mais lembrados pela geração que hoje tem entre vinte e trinta anos de idade.
Uma preta alta, muito boa, muito resmunguenta, hábil quituteira… Tal qual a Anastácia, ou a tia Nastácia dos livros." Ele também cita a mesma no ano de 1912 em quanto fala ao amigo Godofredo Rangel, sobre seus filhos: "O peralta é o Edgard.
Cesar Cardadeiro foi o primeiro Pedrinho da segunda versão do 'Sítio do Picapau Amarelo'.
Sítio do Picapau Amarelo é uma série de 23 volumes de literatura fantástica, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato (entre 1920 e 1947). A obra tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil do Brasil.