Deixe as sementes de urucum de molho na água por 10 minutos. Passe em uma peneira para separar as sementes, usando apenas água. Bata no liquidificador junto com o salsão, o pepino e o abacaxi. Passe novamente na peneira e está pronto.
O jeito certo é colocar o macarrão na água fervente e mexer de vez em quando para que ele fique soltinho, bem cozido e possa absorver o sabor do molho depois. Não coloque água fria depois de o macarrão estar cozido: muitas pessoas colocam água fria para parar o cozimento do macarrão, mas isso é muito errado.
Colorau – Coloque as sementes e um fiozinho de óleo numa frigideira média e, sem parar de mexer, mantenha no fogo até a colher começar a avermelhar (com o calor, as sementes começam a soltar o pó, que gruda na colher).
Modo de fazer
Muitas pessoas colocam fubá, aprendi a colocar farinha de trigo e gostei, então coloco a farinha ,alho, sal, pimenta do reino, uns pinguinhos de óleo ...e vamos socar... Depois penera-se e ... pronto!
Produção industrial de colorífico Nesse processo as sementes de urucum são previamente misturadas com óleo vegetal para facilitar a remoção do pigmento. Em seguida as sementes com o óleo são misturadas a sementes de milho e sal e trituradas.
Benefícios
Benefícios do colorau
A planta também é utilizada como afrodisíaco, para perda de peso e tratamento de febres, hepatite, malária, disenteria e picadas de cobra venenosa. O Chá de URUCUM serve para tratar: O chá das folhas de URUCUM possui propriedades expectorantes, limpa o muco acumulado e combate males como a asma, tosse e bronquite.
Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa", conta. Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
Em dois desses processos o colorífico é produzido a partir do processamento direto das sementes de urucum, e a diferença entre eles consiste basicamente na participação ou não da semente no produto final.
Colorau e paprica são a mesma coisa? ... Em Portugal, paprica (lá é sem acento) é também chamada de colorau ou pimentão doce. Já no Brasil, páprica é páprica. Mas existe também o colorau (ou colorífico), que é feito da semente de urucum e não dá sabor à comida, apenas cor.
O que é colorau? Também conhecido como urucum e falso-açafrão, ele é um pó obtido através da trituração dos frutos do urucuzeiro, uma árvore típica da América tropical. O primeiro povo a fazer uso do urucum foi o indígena. Eles usavam o pó dessa planta como corante para fazer as pinturas corporais.
Feito à base de urucum, fruto encontrado na Amazônia e na região centro-oeste do Brasil, o colorífico é usado na culinária para dar cor aos pratos sem alterar muito o seu sabor, já que seu gosto é praticamente imperceptível.
Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos. Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.
Popular em muitos países, a páprica é um condimento típico da culinária da Hungria. É uma especiaria feita com pimentão ou pimenta seca. Existe dois tipos de páprica, a doce e a picante.
A páprica ou paprica, também conhecida em Portugal como colorau, é uma especiaria muito usada na cozinha como condimento, obtida de uma variedade de pimentão (pimento), depois de seco e moído, mas diferente do pimentão doce . É uma variedade de Capsicum annuum, da família das Solanaceae.
Sabia que a páprica nada mais é do que uma série de pimentões secos e moídos? A especiaria, um pó vermelho cheio de sabor, que pode ser doce ou picante e até defumada, foi criada na Espanha, a partir dos frutos levados da América para o continente europeu depois de 1492.