Plasmodesmos são canais responsáveis pela conexão citoplasmática entre células vizinhas, possibilitando a troca de moléculas de informação, funcionais, estruturais ou ainda de xenobióticos entre as células pertencentes a um mesmo grupo.
Lamela média é uma membrana formada durante a telófase da divisão celular, utilizada como um cimento, unindo as células dos vegetais entre si. Esta é a primeira camada formada, a qual é depositada no momento da citocinese. Quimicamente, é constituída por pectatos de cálcio e magnésio.
A lamela média tem a função de fazer a ligação entre duas células próximas. É constituída de péctica. Com a formação da lamela média, também é formada a primeira membrana das duas células.
A parede celular começa a se formar ainda na telófase da mitose que dá origem à célula vegetal. ... A camada de pectinas, que foi a primeira separação entre as células-irmãs, atua agora como um cimento intercelular, passando a se chamar lamela média.
A lamela média é uma camada gelatinosa localizada entre as paredes celulares de células vizinhas e responsável por mantê-las ligadas. Parede Celular Primária: camada mais externa, é flexível e composta principalmente por pectinas e as microfribilas estão dispostas de maneira aleatória.
A parede celular vegetal é constituída por microfibrilas de celulose polissacarídica, imersas em uma matriz constituída por outros dois polissacarídeos, as hemiceluloses, que estabilizam a parede celular, e as pectinas, que participam da constituição da lamela média, a qual une as paredes das células vizinhas.
→ Diferenças na composição das paredes celulares Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose.
Composição e estrutura da parede celular A parede celular das plantas (incluindo as plantas vasculares, os musgos e as algas verdes) é formada essencialmente por microfibrilas de celulose, essas microfibrilas estão imersas em uma matriz que contém hemiceluloses e pectinas que são por sua vez, compostos não-celulósicos.