Para descongelar, deixe ele dentro da geladeira e volte a bater conforme mostrei no vídeo. Se for necessário, acrescente mais chantilly líquido e volte a bater! Obs: o chantilly podemos congelar por até 3 meses.
Não é aconselhável congelar o chantininho depois de preparado. Após congelado ele não terá a mesma estabilidade de cobertura no bolo. Caso precise guardar o chantininho na geladeira depois de batido, o ideal é que deixe no máximo dois dias. Quanto mais fresco mais estável e liso ficará o chantininho.
Para atingir o ponto do chantilly ideal 1- Começamos pela temperatura, resfrie o produto por 12h na geladeira antes de usar. 2- Para deixar ainda mais gelado, você pode colocar no freezer 15 minutos antes de bater!
Como armazenar e reutilizar o chantilly batido?
Quanto tempo o chantilly pode ficar na geladeira? Depois de batido ou aberto no máximo 3 dias em recipiente bem fechado.
O chantilly deve estar BEM gelado para bater, em média 12h na geladeira e 15/20 minutos no freezer ou congelador. O chantilly em estado líquido não é indicado congelar, pois a probabilidade de dar errado o ponto com ele congelado é muito grande. ... Mas, caso haja sobra coloque em pequenos potes, e congele.
Coloque 2 colheres de sopa (30 ml) de pó para pudim sabor baunilha e misture até formar picos macios no chantili. O pó para pudim ajuda o chantili a endurecer, mas pode dar a ele uma cor amarelada e um sabor artificial.
Se você perceber que seu chantilly está ficando com um aspecto granulado, pare a batedeira e reze pra ter sobrando um restinho de creme de leite no fundo da garrafa. Junte uma a duas colheres de sopa dele gelado na mistura e bata à mão com um batedor de arame, bem de leve. Ele deve voltar a ficar fofinho e aveludado!
Deixe a caixinha de creme, por 2 horas no congelador ou 1 hora no freezer antes de ser batido em chantilly. Em dias quentes, resfrie também a tigela e as pás da batedeira. Para congelar o Chantilly, embale em recipiente rígido, tampado e etiquetado, e leve ao freezer por até 3 meses.
Só para vc ter uma ideia 1 caixinha de chantilly de 200 ml é o suficiente para cobrir um bolo de 1 receita.
Adicione mais açúcar em pó. A maioria dos glacês contém açúcar em pó, sendo que o jeito mais comum de engrossar um glacê mole é adicionar gradualmente um pouco mais de açúcar em pó para contrabalancear os ingredientes líquidos. Apenas adicione um pouco de açúcar por vez.
Creme de leite de caixinha Porém, caso ele “desande” ou talhe, você pode salvar o preparo dissolvendo uma colher de sopa de amido de milho em 1/4 de xícara de leite, água ou no próprio molho, e misturar com cuidado. Em seguida, volte ao fogo baixo e mexa bem até engrossar.
O ideal é colocar o conteúdo em um recipiente, pois assim o creme vai gelar por igual. Depois de bem gelado, bata manualmente ou em uma batedeira, observando as instruções da embalagem. Assim, você não errará para atingir o ponto do chantilly.
Creme de leite no fogo Mas calma que nem tudo está perdido! Se ainda assim talhar, basta dissolver 1 colher (sopa) de maisena em 1/4 xícara (chá) de leite ou água e, em seguida, adicionar à panela. Aí é só retornar a panela ao fogo baixo e ir misturando tudo delicadamente até a mistura ficar cremosa.
Pra fazer essa mistura homogênea temos que derreter o chocolate e mexer, misturando bem. Porém quando aquecemos um pouco além do necessário, isso tende a se separar, dando o aspecto talhado. Pra recuperar é só dar movimento ao ganache, fazendo com que gordura e líquido se misturem novamente.
Junte 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloque novamente em banho maria e mexa até obter de novo uma consistência cremosa.
Sempre bata o creme em picos médios (i.e. 2/3 da força) e não mais que isso. Se você bater forte demais, acaba não conseguindo usar o creme e isso cria uma textura arenosa. Sempre aqueça bastante o chocolate antes de incorporá-lo na mistura do mousse de chocolate.
Dica: O ganache feito com creme de leite fresco pode ficar guardado na geladeira por até 4 dias e o feito com creme de leite de caixinha por até 6 dias, mas depois que ele começa a endurecer não para mais e tende a ficar mais firme a cada hora que passa, então se você o deixou tempo de mais na geladeira e ele ficou ...
Quanto menos sólidos de cacau e mais gordura o chocolate tiver, menor será a quantia de creme de leite. O chocolate branco e o ao leite, por exemplo, contam com altos níveis de gordura. Por isso, se colocar creme de leite demais, seu ganache corre o risco de ficar muito fino.
Ganache é uma receita simples e muito versátil. Dependendo do seu uso, o ponto que você quer pode variar bastante: ponto de bico, cobertura lisa ou fosca.
De qualquer forma, é mais fácil adicionar mais tarde do que retirar! Comece com um pouco. Manteiga vai funcionar. Manteiga, óleo, meio e meio (ou creme de leite), reduzido, tudo vai funcionar.
Se você não tem termômetro e tem dificuldades com o chocolate, certamente você irá notar uma diferença enorme ao adquirir um e fazer a temperagem controlando as temperaturas corretamente. O segredo para conseguir um chocolate com brilho é simplesmente obedecer as temperaturas corretas.
Quando se trata de derreter chocolate ao leite, branco, meio amargo etc., o método "banho-maria" é um dos mais indicados. Para fazer, você vai precisar de dois recipientes: uma panela cheia d'água e uma tigela (ou leiteira) para colocar os pedaços de chocolate. Coloque a panela com água no fogão e ligue o fogo baixo.
BANHO MARIA Coloque água em recipiente próprio e leve ao fogo até atingir uma temperatura suportável ao contato com as mãos. Desligue o fogo e coloque dentro deste recipiente, um refratário com chocolate picado. Mexa até o chocolate derreter.
Modo de Preparo
Onde usar o Chocolate Facionado Ele é muito usado para banhos em bombons, pães de mel, casquinhas de trufas, arabescos e outros tipos de decorações. Isso, pela facilidade de não precisar da temperagem, e por dar um acabamento de brilho muito bonito.
Você pode derretê-lo em banho maria usando apenas o vapor da água até atingir a espessura que preferir, depois colocar sobre o bolo. Ou, aproveitar a temperatura do bolo quente e colocar os pedacinhos de chocolate sobre a massa que acabou de sair do forno. Quando estiver derretido é só espalhar para cobrir.
Você pode derretê-lo e temperá-lo novamente ou usá-lo para fazer ganaches e recheios. Isso se deve à diferença brusca entre as temperaturas do ambiente de trabalho e da geladeira. Para evitar este problema, não deixe o chocolate por muito tempo na geladeira e não use o freezer.
Já te adianto que pra conseguir deixar a sua cobertura mais fluída, basta misturar com óleo de coco. Eu indico uma proporção de 5% sobre o peso da cobertura. Por exemplo se você estiver utilizando meio kg vai usar 25g de óleo de coco.
Para temperar o chocolate você derrete 2/3 da quantidade necessária. Para isso, quebre a barra em pedaços ou raspe com uma faca e leve ao microondas por 30 segundos. Mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo.