crossorigin="anonymous">
Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.
De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.
Há outras formas de se conseguir aliviar a tensão na garganta, como por exemplo uma massagem centrada no pescoço e músculos da garganta, fazer yoga para diminuir a tensão corporal, e alongamentos diários no pescoço e ombros. Para além disso, a tensão na voz pode resultar do stress.
Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:
Alimentos pesados e com condimentos podem fazer mal à voz, como o chocolate, o café e bebidas alcoólicas. O melhor é optar por alimentos leves e com proteínas e também beber muita água para hidratar as cordas vocais.
Bebidas geladas e álcool prejudicam a garganta. Chocolate e leite em demasia deixam a saliva mais viscosa, provocando pigarro. Já alimentos de difícil digestão podem provocar refluxo e irritação. Em excesso, a cafeína associada à alta temperatura pode desidratar as pregas vocais.
- evite gritar e dar gargalhadas exageradas; - evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente; - evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas; - cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente.
14 dicas para você manter a voz saudável
Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz. Laringite: a inflamação na laringe pode causar rouquidão, falhas e até a perda da voz. Além disso, o paciente pode ter tosse, febre e dificuldade para engolir. A laringite pode ser aguda ou crônica.
O especialista a ser procurado é o otorrinolaringologista, e ele é capaz de fazer exames que permitem a visualização das pregas vocais. O Tratamento pode ser realizado através de medicações, tratamento fonoaudiológico, cirurgia, etc.
5 – Alimentos gordurosos e “pesados” antes das apresentações devem ser afastados pois dificultam a digestão. Prefira alimentos mais leves e de fácil digestão.
Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz | Bem Estar | G1. Veja também o que prejudica a fala e o que fazer em caso de rouquidão. Aquecimento vocal é indicado antes de um uso intenso e contínuo.
Melhores alimentos para a voz
Tenha noções musicais Assim, sua voz será exercitada. Não ensaie apenas um estilo de música. Tenha noções variadas de vários estilos musicais, com extensões e tons diferentes. Assim, você aperfeiçoa cada vez mais o seu canto e a sua voz.
4 coisas que você precisa fazer se deseja assinar com uma...