crossorigin="anonymous">
Para realizar a consulta de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. A consulta é simples e pode ser feita pela internet. Geralmente, o órgão responsável entra em contato com o devedor para informar sobre os débitos e enviar uma intimação de pagamento.
Caso o contribuinte não receba a carta e não saiba o número de notificação ele pode comparecer a uma das agências da Sefaz ou informar o Renavam do veículo no menu “IPVA/Débitos” para consultar do débito. Outra opção é realizar o parcelamento do débito, acessando o menu “IPVA-Parcelamento”.
CONSULTEI MINHA PLACA NO SITE DO DETRAN E VI QUE ESTÁ ESCRITO “DÉBITO NA SEFAZ”. O QUE ISSO SIGNIFICA? R: Significa que o seu IPVA não foi pago dentro do prazo estabelecido no calendário de vencimento.
No geral, o site do Detran registra débitos, restrições, vistorias (quando o estado exige) e até mesmo histórico de furto ou roubo. Também é possível fazer a busca no site da PRF. Nele também são necessários a placa e o Renavam.
Você também pode consultar documento de moto pelo Renavam e verificar, por exemplo, a situação do licenciamento anual da moto. Para isso, basta ter o Renavam da moto em mãos e acessar o site do DENATRAN: http://www.detran.sp.gov.br/ ou também pelo site do DETRAN referente ao seu estado.
Para fazer consulta do veículo pela placa, basta informar a placa do veículo e o seu e-mail e clicar no botão Consultar Placa, que será gerada uma consulta com informações básicas sobre o veículo consultado e enviado ao email informado.