É comumente representado segurando um bebê branco, devido ao milagre a ele atribuído de ressuscitar a criança. Benedito é reconhecido como portador do Espirito Santo, pois realizava muitas profecias, era vidente. No Candomblé e Umbanda é sincretizado com Ossain, conhecedor das plantas e orações com poder de cura.
O Dia de São Benedito é comemorado anualmente em 5 de outubro no Brasil. Esta data é celebrada por toda a comunidade católica, como uma homenagem e devoção ao santo considerado o padroeiro dos afro-descendentes, cozinheiros e donas de casa: São Benedito.
O orixá Ossaim é senhor das ervas medicinais e litúrgicas, detentor do axé das folhas que nem mesmo os orixás podem privar-se e devem a ele referencia.
Dia 5 de outubro é considerado o dia de Ossain na Umbanda, um orixá misterioso considerado o “Senhor do segredo das folhas”. Conheça um pouco sobre ele e uma poderosa oração para rezar em outubro.
Assim como Oxóssi, Ossaim é um orixá que tem a sua história ligada às matas e florestas. Em terras brasileiras, também aparece em vários cultos afro com a denominação de Catendê, Águê, Ossãe, Ossonhe e Ossanha. Sendo bastante próximo do reino das plantas, esse orixá é geralmente apresentado pelas tonalidades verdes.
Quizílas de Ossaim: Pato, carne de caça, fígado. Quizilas de Iroko/ Tempo: Caranguejo, cabeça e pé de galinha, peixe sem escamas. Quizilas Comuns entre os orixás (Quizila de todo povo do santo): Arraia, caranguejo, lula, polvo, peixe de pele, galinha d'angola (cabeça).
Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola. Não ter em casa penas de pavão (tiram a sorte).
Quizila é tudo aquilo que provoca uma reação contrária ao axé, dá-se o nome de kizila ou èèwò, ou seja, são as energias contrárias a energia positiva do orixá. Estas energias negativas podem estar em alimentos, cores, situações, animais e até mesmo na própria natureza.
Os filhos de Ossain são muito ligados aos estudos e à reflexão; geralmente são cientistas, pesquisadores, médicos. São generosos, tolerantes, afetuosos e prezam pela liberdade. Gostam muito de animais e de plantas. Não possuem ambição e são completamente desprendidos de interesses materiais.
Para atrair a filha de Ossaim é necessário dar a ela fartura em tudo, no amor, na mesa e na vida de modo geral. Personalidade calculista, as filhas desse orixá não ficam com quem não faça muito por elas, mas geralmente são boas companheiras que apreciam uma boa conversa, e quem as trate com bastante atenção.
Nanã
Logun-Edé – é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.
Confira, a seguir, “os doze do candomblé”:
Orixás são divindades que representam a força da natureza, conhecida também como axé no candomblé. O termo axé, asé em iorubá, significa força, poder, energia. Ao todo, são 16 orixás, alguns ibejis, que são infantis. ... Todo orixá tem o seu dia da semana, suas próprias representações e ocupações.
Em qualquer terreiro, a entrada dos orixás na festa segue sempre a mesma seqüência da ordem do xirê. Depois de despachar Exu, o primeiro a entrar na roda é Ogum, seguido de Oxóssi, Oba- luaiê, Ossaim, Oxumaré, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá e Oxalá.
Os orixás atendem ao chamado dos pais de santo e das mães de santo e se manifestam através deles. Cada orixá é chamado com um cântico e com um ritmo específicos. Durante o culto, são oferecidos presentes e alimentos diversos a eles. Cada orixá gosta de um tipo de comida e de determinado tipo de presente.
Os orixás na mitologia africana são, em geral, divindades que ordenavam o mundo e estavam presentes, de maneira imanente, nas forças da natureza. Nesse movimento surgiram a umbanda, o candomblé (as duas principais religiões afro-brasileiras) e também outras denominações, como a quimbanda e o xambá.