Herdamos dos gregos os conceitos de cidadania e democracia. Eles foram os criadores dos jogos olímpicos, da filosofia, dos fundamentos da ciência e do teatro. Dos povos da antiguidade, foram os gregos que tiveram maior influência na formação da civilização ocidental.
A música, a pintura e a literatura legaram valores igualmente humanos e harmoniosos, sempre embasadas em equilíbrio. Seu conhecimento arquitetônico foi impar e podem ainda hoje ser visto de perto a partir das ruínas de seus grandes templos, erigidos em homenagem aos seus Deuses.
Resposta. O LEGADO GREGO: foi entre os gregos - mais especificamente entre os atenienses - que a cidade passou a significar mais do que um simples lugar onde se reuniam as atividades de comércio, administração, defesa, cultura e religião; criou-se uma importante comunidade política e a Democracia.
A Grécia Antiga deixou como legado importante, no campo da Politica, Atenas foi responsável por apresentar ao mundo a Democracia e os pensadores da Estirpe de Sócrates, Platão e Aristóteles que se tornaram referencias intelectuais para gerações vindouras.
A Filosofia é um dos maiores legados da Grécia Antiga, sendo também um dos pilares da Civilização Ocidental. O pensamento filosófico grego surgiu no século VI a.C com Tales de Mileto e se estendeu até VI d.C, quando da derrocada do Império Romano e a ascensão do cristianismo.
A arquitetura grega é um dos maiores legados culturais deixados pelos povos gregos da Grécia Antiga. Especificamente, foi na península do Peloponeso, próximo das ilhas do mar Egeu, que os arquitetos gregos desenvolveram estilos arquitetônicos que marcaram a história da arquitetura ocidental.
Naquela época, um homem grego de lábios carnudos e queixos protuberantes sabia duas coisas: que sua beleza era uma dádiva (um presente dos deuses para dizer o mínimo) e que seu exterior escondia um interior ainda mais perfeito. Para os gregos, um corpo bonito era uma prova de uma mente brilhante.
Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: a concepção de democracia com a participação do voto universal. a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
Resposta: B Teatro, Filosofia,Jogos Olímpicos e Medicina. ESPERO TER AJUDADO!
Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.
São exemplos de heranças culturais deixadas pelos gregos a pedagogia, a filosofia, a democracia e a concepção clássica de teatro. Foram os gregos, por exemplo, os "pais" da Comédia e da Tragédia, assim como foram eles que criaram - dentro da nossa cultura - os coros e inventaram os festivais religiosos com música.
E os romanos, entre outros povos, foram responsáveis por deixar profundas marcas em nossas vidas. Mas, além da república, do direito civil, da arquitetura e urbanismo e do latim — que serve de base para vários idiomas, entre eles o espanhol, o francês e o português —, os romanos nos deixaram outras heranças.
A principais heranças deixadas pela antiga civilização romana para o mundo ocidental foram:
Dos gregos herdamos a Democracia - Governo do povo ; o Antropocentrismo - O homem é a medida de todas as coisas ; é o centro do Universo ; a Estética - o ideal de beleza humana e arquitetônica ; o Racionalismo - A busca do conhecimento por busca da razão , e não dá fé .
São exemplos de heranças culturais deixadas pelos gregos a pedagogia, a filosofia, a democracia e a concepção clássica de teatro. Foram os gregos, por exemplo, os "pais" da Comédia e da Tragédia, assim como foram eles que criaram - dentro da nossa cultura - os coros e inventaram os festivais religiosos com música.
Nossa sociedade sofre grande influencia por parte dos gregos da antiguidade e a herança que recebemos ainda é facilmente encontrada no nosso cotidiano. ... Os jogos aconteciam em ginásios, local este de grande importância para os gregos. Lá os homens ficavam nus e recebiam todos os tipos de educação.
Resposta. A arte da Roma Antiga foi uma das manifestações mais importantes da sua cultura, e é uma das mais ricas fontes de estudo para a compreensão do mundo romano como um todo. ... No entanto, a cultura etrusca se construíra muito sobre a grega, transmitindo-se aos romanos esta influência precoce.
A literatura e o pensamento da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais. ... O traço marcante do Renascimento era o racionalismo.
Resposta. A cultura greco-romana influenciou e ainda influencia a sociedade, como por exemplo as leis que seguimos, questões religiosas e outros. Fora o fato de que é importante se conhecer a cultura de outros países.
Resposta. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplêndida fonte cultural.
A arte grega inaugura uma nova forma de representação estética, fundamentando-se na inteligência e no uso da razão, refletindo uma sociedade que desenvolveu o senso de justiça em prol do bem-estar de seu povo, base do regime democrático, um dos grandes legados gregos deixados à humanidade.
A Civilização Grega desenvolveu-se a partir de 800 a.C. e viveu o seu auge no chamado período clássico, entre 500 e 300 a.C. Entre as civilizações europeias nascidas na Antiguidade, a civilização grega foi aquela que legou ao mundo ocidental elementos essenciais para a sua constituição.