Hipo transparência, significa que a transparência radiográfica não está normal. Ou seja onde deveria estar mais escuro na radiografia, está mais claro porque não tem ar ou tem pouco ar dentro desta área do pulmão. Isto acontece devido a baixa densidade que o ar tem em relação a outras estruturas como líquido e tecidos.
Região de uma radiografia do tórax com uma zona mais transparente do que o habitual.
DOENÇA ALVEOLAR. A consolidação pulmonar é definida como a substituição do ar dos alvéolos por líquido, células ou a combinação destes dois. Nos exames radiológicos estas alterações se caracterizam por imagens opacas, causando apagamento dos vasos pulmonares, sem perda significativa de volume do segmento afetado [fig.
Consolidação pulmonar é um sinal de doenças respiratórias caracterizada por substituição do ar alveolar por líquido prejudicial (como transudato, exsudato ou tecido conjuntivo), lesionando a área. Pode ser identificado como uma área opaca em um raio X torácico ou em ultrassonografia.
Também denominado de consolidação pulmonar, ou seja ausência de velamentos ou consolidação é um indicativo de doença respiratória, onde esta se caracteriza pela substituição do ar por um líquido que é prejudicial para os alvéolos, podendo lesionar a área afetada e prejudicando os pulmões acarretando em problemas cada ...
Uma hipertransparência pulmonar significa áreas do pulmão com menos tecido, as quais permitem a passagem do raio-X livremente, sem sofre muita atenuação. Muitas doenças acarretam essa mudança nesse órgão, como: enfisema pulmonar, bolhas subpleurais, pneumotórax e etc.
Olá, frequente os nódulos calcificados são achados de tomografia computadorizada. Benignos, indicam que houve algo no passado, já resolvido e agora calcificado, algo como uma cicatriz, residual. Na maioria das vezes nem precisam de seguimento, tampouco repetição de exames mais tarde.
Sintomas de nódulo maligno Porém, alguns sintomas que podem alertar para a presença de alterações nos pulmões, como nódulos, e que devem ser avaliados por um pneumologista, incluem dificuldade para respirar, cansaço fácil, dor no peito e sensação de falta de ar.
Por isso, o diagnóstico do câncer de pulmão busca avaliar o aspecto radiológico do tumor. Em geral, é feito por tomografia de tórax ou radiografia de tórax, por ser a maneira mais direta e prática.
Radiografia de tórax O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação. A radiografia de tórax é utilizada para diagnosticar a presença de alguma imagem suspeita de tumor em algum dos pulmões.
Calcitonina. O que detecta: A calcitonina é um hormônio produzido pela tireoide e que pode estar aumentada principalmente em pessoas com câncer da tiroide, mas também em pessoas com câncer de mama ou de pulmão, por exemplo. Veja como é feito o exame da calcitonina.
Qual exame detecta o Linfoma de Hodgkin?