Nesse caso, se você quiser calcular a Necessidade de Capital de Giro – NCG, você deve aplicar a seguinte fórmula:
Portanto, o cálculo é feito da seguinte forma: NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional.
Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro: CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
NIG sobre Vendas
Na situação inversa, quando os prazos médios de pagamento são inferiores aos prazos médios de recebimento. Dessa forma, a necessidade de capital de giro da empresa é maior. Isso porque as contas a pagar chegarão mais cedo do que o valor devido pelos clientes à companhia.
O capital de giro positivo geralmente indica que uma empresa é capaz de saldar seus passivos de curto prazo quase imediatamente. O capital de giro negativo geralmente indica que uma empresa não pode fazê-lo. É por isso que os analistas são sensíveis a reduções no capital de giro.
Na economia, capital é qualquer ativo capaz de gerar um fluxo de rendimentos ao longo do tempo por meio de sua aplicação na produção. Esse conceito inclui não apenas o dinheiro propriamente dito, mas também os investimentos financeiros, os estoques e os bens que podem ser aplicados para gerar riqueza, dentre outros.
Capital -> é uma referencia à riqueza financeira, especialmente naquela necessaria para iniciar ou manter um negocio. Dinheiro -> é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou cédulas, usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, etc...
CAPITAL- fundo pecuniário que constitui a base de uma empresa ou de uma casa de comércio. SALÁRIO- esforço humano aplicado à produção de riqueza.
A palavra "capital" tem origem na palavra latina capitalis, que significa "relativo à cabeça". Uma cidade considerada a "cabeça de um território" está intimamente vinculada ao Estado existente ali, é sede do governo e, normalmente, também da realeza, em locais em que há monarquia.
Uma capital nacional ou, simplesmente, capital (do latim caput, capitis, "cabeça") é a cidade ou localidade onde reside o governo central, os ministérios e todos os organismos supremos da administração do Estado. Segundo os países, as capitais podem existir em diferentes níveis ou hierarquias.
O processo de formação dos mercados capitalistas exigiu a centralização do poder político, originando o conceito de capitais, que funcionam como um único centro político e sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das nações. Porém há países em que isso não ocorre e mais de uma capital é adotada.
Quando o ouro foi encontrado em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, Salvador perdeu o posto de porto mais importante. Desta maneira, a sede do governo é transferida para o Rio de Janeiro em 1763, com o intuito de fiscalizar as regiões de mineração durante o ciclo do ouro.