Não usa o dedo ou o pulso para controlar o lápis. Faz movimentos de vaivém, vertical ou horizontal; muitas vezes, o corpo acompanha o movimento. Na garatuja ordenada a criança descobre a relação traço-gesto. Passa a olhar o que faz, começa a controlar o tamanho, a forma e a localização do desenho no papel.
Quando a criança desenha os braços para cima, significa que ela quer ser ouvida. ... O sol desenhado à direita do papel, mostra a percepção da criança com o pai. Os raios muito radiantes, pode indicar uma certa violência verbal ou física por parte do pai, mas o sol sem raios, mostra uma perda do entusiasmo.
Muitas pessoas têm o hábito de desenhar rabiscos enquanto falam ao telefone ou aguardam para serem atendidas em algum lugar. ... Embora esses desenhos casuais não possam dizer exatamente como somos, podem indicar alguns traços da personalidade que expressamos de forma inconsciente.
Aprender a desenhar implica em muito mais do que simplesmente pegar o lápis e papel e sair rabiscando a folha. Desenhar proporciona diversos benefícios, que ajudam no dia a dia, além de ser uma atividade prazerosa, relaxante, terapêutica e que traz grande possibilidade de carreira artística e independência financeira.
Pra mim desenhar é me mostrar no papel, eu gosto de desenhar qualquer coisa que me venha na cabeça. Eu desenho pra fugir de tudo o que me entristece, pessoas que me irritam e problemas. Apesar disso, meus desenhos refletem o meu humor, por exemplo, se eu estiver triste faço um desenho triste.
Práticas para desenhar melhor