Educação financeira - O que é e como aplicar na vida
A educação financeira vai muito além de aprender a economizar, cortar gastos desnecessários, poupar e acumular quantias em dinheiro. ... Infelizmente, no Brasil, a educação financeira ainda está longe de alcançar um patamar necessário, especialmente quando comparamos o cenário local com o de países desenvolvidos.
Um dos motivos para um programa de educação financeira não atingir o resultado esperado é a desconexão com o público alvo. Por exemplo, ao não levar em conta a variabilidade das receitas daquela população que se deseja impactar.
Veja 10 dicas para utilizarmos a educação financeira para melhorar nossa qualidade de vida:
Saiba como melhorar a sua vida financeira agora mesmo
Outro forte agravante gerado pela falta de educação financeira é o consumo exagerado e compulsivo. Fatores emocionais podem acarretar este problema, gerando dívidas para o consumidor e piorando sua situação emocional.
A educação financeira nada mais é do que a maneira como uma pessoa entende o universo do dinheiro e usa as ferramentas possíveis para lidar com ele. ... Na prática, a importância da educação financeira é dar condições para uma pessoa decidir melhor o que fazer com seu dinheiro.
De acordo com os especialistas,a Independência Financeira é quando seus investimentos são cerca de 200 vezes maior do que seus gastos mensais. Por exemplo, se o seu gasto mensal está em torno de R$4 mil, você terá conquistado sua independência quando tiver R$ 800 mil livres para viver, de rendimentos perpétuos.
Tranquilidade financeira é um momento onde uma determinada pessoa está organizada financeiramente e preparada para imprevistos que possam vir a surgir na sua vida.
A satisfação pessoal vem quando passamos a viver seguindo os nossos próprios passos, tendo como meta a renovação continuada, mesmo que às vezes tenhamos que desenvolver uma maneira própria de realizar a mesma coisa, diferentemente.
Confira abaixo sobre cada um deles:
Estabilidade é a qualidade de estável (que mantém o equilíbrio, não varia e permanece no mesmo lugar durante muito tempo). O termo deriva do latim stabilĭtas.