Antônimos são palavras que apresentam significados contrários. Os antônimos podem ser formados por prefixos de negação, como feliz e infeliz, ou através de palavras diferentes, com radicais diferentes, que exprimam uma relação de contrariedade e oposição, como alto e baixo.
Os antônimos correspondem a relação de duas palavras ou mais que apresentam significados opostos.
Antônimo é um substantivo masculino ou adjetivo que descreve uma palavra que tem um significado oposto em relação a outra palavra. Por exemplo: caro é antônimo de barato. O antônimo é o contrário de sinônimo. ... A palavra antonímia expressa o caráter das palavras que são antônimas ou o sentido oposto entre duas palavras.
Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.
São antônimos os vocábulos que, além de diversos na forma, são opostos quanto ao significado. Exemplos: sim e não; amor e ódio; prazer e desgosto; tudo e nada; fraco e forte. A antonomia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo: bem dizer e maldizer; progredir e regredir; ativo e inativo.
De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos. Uma palavra é considerada sinônima de outra quando pode substituí-la em diferentes contextos sem que haja alteração de sentido.
Sinônimos e antônimos resultam das relações de proximidade e contrariedade que as palavras estabelecem umas com as outras. As relações de sinonímia e antonímia são estudadas pela semântica. São sinônimas as palavras que apresentam significados semelhantes. São antônimas as palavras que apresentam significados opostos.
A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. ... Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.
Sinais polissêmicos - apresentação Expressões polissêmicas são resultados de processos de processos de extensão de significados que só podem ser explicados dentro de um contexto. Nas línguas orais a origem é da mesma palavra, enquanto nas línguas de sinais a origem vem do mesmo sinal.
A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.
Como identificar ambiguidades com questões de concurso e vestibular
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras. Uma possibilidade seria: Pai do namorado de Diana rejeita o relatório que investiga a morte da princesa em Paris, em 1997.
Para desfazer essa ambiguidade e deixar o sentido lógico no período, colocamos o adjunto adverbial imediatamente após o verbo. Veja: "Pedi, por telefone, que Joana voltasse logo".
Duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia.
Me dê exemplos de palavras com duplo sentido!!!!!!!!!
Resposta. a) Qual é a palavra empregada com duplo sentido na charge? ... Essa personagem compreende a palavra "fogo" no sentido real, ao enxergar ao ônibus pegando fogo.
Se alguém te pedir pra dar uma asinha no churrasco você dá? Eu vou fazer um feijão, se eu cozinho com linguiça você gosta? Jogando bola você fica na banheira para os outros se enfiarem por trás? Se começa a chover uma chuvinha em cima de você cai bem?
Resposta: O nome é pomposo, mas a explicação é bem simples. Homófonas são palavras com sonoridade igual, mas sentidos diferentes. Mesmo assim, elas merecem atenção, porque funcionam como verdadeiras pegadinhas da língua portuguesa.