crossorigin="anonymous">
Os alunos devem escrever uma lista com nomes da turma. Eles serão utilizados também para consulta na hora de etiquetar materiais escolares. A atividade deve ser realizada em duplas. O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve.
Dentro deste nível podemos identificar três fases importantes: Quantitativo: para cada sílaba o aluno põe uma letra sem pensar na correspondência sonora. Qualitativo: escreve para cada sílaba uma letra com correspondência sonora. Exemplo: para casa escreve “ca” ou “cz”.
A sondagem de hipóteses de escrita funciona como um ditado diagnóstico a fim de verificar quais níveis de aprendizagem a criança se encontra, portanto as hipóteses de escrita são: pré-silábica, silábica sem valor sonoro convencional, silábica com valor sonoro convencional, silábico-alfabética e alfabética.
Hipótese silábica é o momento em que o aluno passa a fonetizar a escrita, ou seja, faz relações entre a quantidade de sílabas de uma palavra e cada emissão sonora com apenas uma letra. ... Já na silábica com valor sonoro, poderia escrever TLOE - usando letras que correspondem ao som.
Ferreiro dispôs em cinco os níveis da psicogênese da escrita: pré-silábico, silábico (com ou sem valor sonoro), silábico-alfabético e alfabético.