A avaliação do sistema estomatognático é importante avaliar as estruturas da fonação, para verificar se há alterações quanto à forma ou â tonicidade que possam estar interferindo na dinâmica da fala e provocando ajustes motores compensatórios inadequados, levando a uma fonação sob esforço.
O SE é definido como um conjunto de estruturas orais que desenvolvem atividades comuns sendo subdividido em funções sensoriais (estomatognosia) e motoras (estomatoponia), e esta última ainda em funções dinâmicas clássicas e adaptativas6.
Qualquer lesão em um destes músculos ou nos ossos em que estes se inserem produzirá alterações na posição da cabeça sobre o eixo axial vertebral e, por fim, alterações no sistema estomatognático, alterações no sentido do equilíbrio e alterações no sentido da orientação.
Desta forma a estabilidade neuromuscular do sistema estomatognático pode estar prejudicada pela presença de hábitos parafuncionais. ... Existem hábitos parafuncionais que estão relacionados com os músculos mastigatórios como o bruxismo, a onicofagia, mordedura de bochechas e língua.
O sistema estomatognático (SE) é composto por ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração.
Você costuma roer as unhas ou apoiar a mandíbula nas mãos? Essas pequenas manias do dia dia são, na verdade, hábitos parafuncionais, ou seja, costumes involuntários que podem trazer problemas severos na saúde bucal.
As parafunções podem ser definidas como transtornos involuntários e/ou inconscientes de movimentos. Dentro da odontologia, pode caracterizar hábitos nocivos como bruxismo, apertamento oclusal, onicofagia, hipervigilância oclusal sucção labial e outros.
Essas estruturas se interligam para a realização das funções vitais do organismo (respiração, sucção, mastigação, deglutição) e sociais (fonação e articulação), que são de extrema importância para a manutenção de todo o equilíbrio físico-biológico do ser humano.
Origens, inserções, inervação e funções dos músculos da mastigação.