crossorigin="anonymous">
O controle cultural consiste no uso de práticas que incrementem o desenvol- vimento e o poder de competiç˜ao da cultura, diminuindo substancialmente a interferência das plantas daninhas. Estas práticas também podem aju- dar na eliminaç˜ao de plantas daninhas reduzindo o banco de sementes do solo.
As mais comuns são:
No caso de ataque de pragas em hortaliças, o uso de inseticidas e acaricidas químicos tem sido utilizado como a principal tática de controle. No entanto, alguns aspectos relativos ao uso de inseticidas e acaricidas devem ser ressaltados.
Um inseto só é considerado praga quando realiza um ataque na planta, e este ataque é capaz de causar um prejuízo econômico significativo ao produtor.
Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.
Outro manejo importante para redução das pragas é a recuperação das pastagens degradadas. Plantas debilitadas, com adubação baixa, são propícias para pragas. Deve ser feito o replantio dessas áreas, além de adubação e correção do solo, o que vai aumentar o vigor da planta e, com isso, reduzir a praga.
A samambaia Pteridium arachnoideum faz parte de um grupo de plantas que têm um rizoma muito resistente. E, ainda, a samambaia apresenta uma particularidade: quanto mais cortar a planta, mais vigorosa ela vai rebrotar. Assim, a única solução é remover o solo e fazer a retirada dos rizomas.
Recentemente a Agroline Produtos Agropecuários lançou a mais nova tecnologia Nufarm no controle de vassoura. É o produto Tibet®, o guerreiro no controle de plantas daninhas resistentes. Com sua formulação a base de Fluroxipir + Picloran proporciona, com doses reduzidas, um controle eficaz da vassoura.
A mistura matadora é feita de sal, vinagre, detergente de cozinha e água. Coloque tudo em um borrifador e espirre bem nas ervas daninhas. Para fazer é só misturar, mais ou menos, um litro de vinagre, meio litro de água quente, 100 ml de detergente e uma colher bem cheia de sal.
Aplicação de herbicida para limpeza de pastagem Antes da aplicação, que comumente é feita na época das águas devido a proliferação das plantas invasoras, é indicado roçar o pasto, esperar os rebordos nascerem e assim, aplicar o produto.
A grama-estrela-africana é tolerante às doses normalmente recomendadas do herbicida glifosato (720 a 1.
250 ml para 20 litros de água.