O limite de plasticidade (LP) é expresso pela média aritmética dos teores de umidade obtidos no ensaio. Placa Esmerilhada e Gabarito.
A plasticidade ou variabilidade comportamental pode ser observada quando um organismo responde de diferentes formas em situações distintas, ou mesmo de diferentes formas dentro de uma mesma situação.
Plasticidade seria a capacidade do organismo em adaptar-se às mudanças ambientais externas e internas, graças à ação sinérgica de diferentes órgãos, coordenados pelo sistema nervoso central (SNC).
As aprendizagens adquiridas são armazenadas no cérebro, por meio de neurônios e sinapses, porém podem ocorrer perdas neuronais através de fenômenos naturais, ou questões ambientais (como acidentes, etc). ... Portanto a plasticidade ocorre por meio do aprendizado assim como o aprendizado estimula a plasticidade.
A fadiga sináptica é uma característica da transmissão sináptica. Consiste de uma resposta neurônica pós-sináptica relacionada à duração do estímulo do neurônio. ... A fadiga sináptica comumente é atribuída ao esgotamento das vesículas e neurotransmissores.
Potenciação de longa duração (LTP) é o processo oposto à LTD; é o incremento duradouro na força da sinapse. ... A LTD resulta da diminuição da densidade pós-sináptica de receptores, ainda que a diminuição da liberação pré-sináptica de neurotransmissores possa também exercer um papel.
O conceito de plasticidade neuronal está relacionado à flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar a determinadas condições e tarefas. ... A cada novo estímulo, a rede de neurônios se recompõe e reorganiza, o que possibilita uma diversidade enorme de respostas.
Períodos críticos são fases de desenvolvimento, nas quais alguns sistemas neurais estão mais suscetíveis à plasticidade. Há duração e início específicos para cada sistema em dependência da idade e da exposição à experiência. Sem ativação neural, o sistema fica em um estado de espera com desenvolvimento inadequado.
O processo contínuo de mudança cerebral, de “reorganização” dos circuitos neurais, e da recepção de novas atitudes ou pensamentos, é o que se chama neuroplasticidade. A neuroplasticidade não ocorre somente em pessoas com graves lesões neurológicas, esse processo ocorre a todo tempo, em todas as pessoas de todo o mundo!
Quando acontece a poda neural? Esse processo é o que chamamos de poda neural ou apoptose. Ele acontece inúmeras vezes ao longo da vida, porém as podas mais intensas acontecem na primeira infância, nas idades médias de 3, 5 e 7 anos.
Henry Dale